Maioria dos portugueses faz compras sempre nas mesmas lojas
Os portugueses, em comparação com os europeus, estão pressionados pela subida dos preços. A conclusão é do novo estudo apresentado pela Cofidis sobre os hábitos de compra dos consumidores na Europa.
Dos 1055 portugueses inquiridos, 95% presta atenção ao preço, 94% pensa cuidadosamente antes de comprar e 87% compra apenas o que necessita, embora 82% responda que gostava de ter possibilidade de gastar mais. De salientar ainda que nos últimos três anos 82% dos portugueses reduziu os gastos devido ao aumento dos preços.
Também nos últimos três anos, os consumidores nacionais alteraram os seus hábitos de pagamento quando fazem compras. Esta alteração no comportamento dos portugueses justifica-se sobretudo porque os processos de compra se tornaram mais simples e acessíveis para 46% dos inquiridos.
Já 43% dos participantes portugueses responde que alterou os hábitos de compra devido à inflação. A opção BNPL (buy now, pay later) é apontada como preferencial nos métodos de pagamento, seguida pela opção de diluir os pagamentos em três ou quatro prestações.
No geral, os portugueses aproveitam a facilidade de pagamento sobretudo na compra de electrodomésticos, produtos tecnológicos e de alta tecnologia e nas férias, seja online ou em lojas físicas. Quanto aos montantes médios em que utilizam facilidades de pagamento, destacam-se as compras a crédito, com uma média de 972 euros, os pagamentos em três ou quatro prestações com uma média de 458 euros, e por último os pagamentos efectuados através da opção de BNPL, com uma média de 453 euros. Na Europa, estes valores são 1 135 euros, 734 euros, e 684 euros, respectivamente.
O estudo revela também que os portugueses continuam a preferir os pagamentos em loja através de cartão (92%). As opções de pagamento através de Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay ou MB Way são geralmente adoptadas por 55% dos inquiridos. Curiosamente, os consumidores portugueses que utilizam mais os pagamentos por código QR (45%), do que os consumidores europeus (33%).
Sobre os hábitos de consumo, 39% dos portugueses afirma fazer compras online uma vez por mês, e 8% pelo menos uma vez por semana. Comparativamente à Europa, os portugueses preferem fazer compras online em sites de marcas que têm lojas físicas, sobretudo nas categorias de electrodomésticos, produtos de tecnologia e high tech, e desporto.
Quanto às compras em lojas físicas, 17% dos inquiridos faz compras pelo menos uma vez por semana, e 47% uma vez por mês, destacando-se os produtos de produtos de tecnologia e high tech, electrodomésticos, e jogos e brinquedos.
Quase 90% dos portugueses optam pela proximidade/acessibilidade das marcas e dos websites quando escolhem fazer compras e 75% vão sempre às mesmas lojas. Ao fazer compras online, 97% considera que a marca de pagamento (Visa, Mastercard, Paypal, o seu banco ou outras empresas financeiras) é a opção que lhes transmite maior segurança.