Lumen: o hotel com o brilho mais intenso

Lumen. Poderia ser o nome de um feitiço do Harry Potter, mas é um hotel lisboeta que leva a magia a quem o visita. É que, aqui, todas as noites há um espectáculo de videomapping.

Texto de Daniel Almeida

De portas abertas desde Julho de 2021, em Picoas (Rua Sousa Martins, 20), o Lumen Hotel & The Lisbon Light Show é um quatro estrelas superior que pretende homenagear e captar ao máximo a luz da capital. Das sombras de dois edifícios devolutos nasceu esta unidade hoteleira cujo conceito, assinado pelo arquitecto Frederico Valsassina e pelos designers de interiores Nuno Gusmão e Bárbara Neto, é inspirado na “ora d’oro” – aquele período mágico em que o sol está a nascer ou a pôr-se –, e que dá o mote a todos os elementos decorativos e acabamentos.

E isso é visível, desde logo, pela ampla fachada envidraçada que enche de luz natural a recepção e os quartos e que contrasta com a estrutura exterior em betão barrado e pintado em tons quentes. Porque aqui o que se pretende é também criar um jogo de luz que dança e se complementa.

Já no interior deste hotel, que resulta de uma parceria entre o Fátima Hotels Group e a construtora Alves Ribeiro, são vários os pormenores pensados para maximizar a luminosidade nas zonas comuns, como os cortinados em burel com reentrâncias para que a luz natural possa reflectir nas paredes cerâmicas ou os LED diagonais que conduzem os clientes pelos corredores.

Os 160 quartos que compõem o Lumen Hotel estão divididos em três temas que brincam com os ciclos do sol: Golden Dawn, em tons degradé amarelados; Copper Nightfall, em laranja e vermelho; e Pure Light, com uma palete de cinzentos. Com uma dimensão média de 25 metros quadrados e camas double de 220 cm, os quartos distinguem-se, em termos de decoração, pelos tons cromáticos das cabeceiras ou dos tapa-pés, enquanto nas casas de banho predominam os tons claros – e os amenities da portuguesa Benamôr.

O sexto, e último, piso é dedicado aos clientes do segmento corporativo, incluindo sete quartos executivos, quatro suítes master (com terraço) e quatro suítes executivas, bem como um espaço partilhado para cowork e fast meetings (Executive Zénite), que é exclusivo para os clientes deste piso.

O Pátio Fotossíntese é a grande atracção do Lumen Hotel & The Lisbon Light Show. Com uma esplanada com 42 lugares sentados num espaço verde, é também aqui que decorre todas as noites, pelas 22h, um espectáculo de videomapping com cerca de 15 minutos de duração e que celebra a cidade de Lisboa e a sua história, espelhada em elementos como os Descobrimentos, o eléctrico 28 ou o fado. A ideia é também personalizar este serviço, potenciado por seis projectores, para eventos corporativos, festas de aniversário ou até pedidos de casamento.

Do restaurante Clorofila, com lotação para 130 pessoas, é também possível assistir ao espectáculo enquanto se degusta o menu de partilha e fusão do chef Celso Dias. Além disso, o hotel dispõe de quatro salas de reunião, bar interior, piscina e rooftop bar, sala multiusos para eventos até 200 pessoas, ginásio e parque de estacionamento com 44 lugares.

Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (n.º 306) de 2022 da revista Marketeer.

Artigos relacionados