L’Oréal e Grupo Ageas entre os vencedores da XIV Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna

Notícias
Marketeer
17/11/2025
17:15
Notícias
Marketeer
17/11/2025
17:15


Partilhar

Foram revelados os vencedores da XIV Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI), que distinguem as melhores práticas e projetos de comunicação interna em Portugal durante o ano de 2024. Entre as empresas premiadas estão nomes como Bial, novobanco, Worten Portugal, Central de Cervejas e Bebidas, L’Oréal Portugal, Grupo Ageas Portugal e a Marinha Portuguesa, bem como projetos académicos de Ana Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa) e Rita Aires (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa).

A cerimónia decorreu em Lisboa, reunindo entidades públicas e privadas, instituições de ensino superior, estudantes e ex-estudantes, destacando-se a importância crescente da comunicação interna como motor de alinhamento, cultura e transformação organizacional.

Daniela Agra, representante da ATREVIA Portugal no Conselho Fundador do OCI, sublinhou que “o trabalho destas organizações e equipas é a prova de que a comunicação interna é cada vez mais um fator determinante de sucesso e de união”.

O júri foi presidido pelo chef Hélio Loureiro, reconhecido pela sua liderança humana e inspiradora, que lhe valeu o título de Líder Inspirador desta edição. O painel incluiu ainda representantes de empresas como BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Grupo Nabeiro, José de Mello, Lidl, Jerónimo Martins, Perfumes & Companhia e Novartis.

Bial foi premiada na categoria Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “100 Anos Inspirados pelo Futuro”, uma campanha que assinalou o centenário da empresa.

novobanco conquistou dois prémios: na categoria Inovação e Transformação Digital da Comunicação Interna com o projeto “mIA – E se a tecnologia fosse a sua cara?”, uma assistente virtual baseada em inteligência artificial, e na categoria Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o “Campus do novobanco”.

Worten foi reconhecida na categoria ESG pelo programa “Celebramos a Igualdade e a Diferença”, focado em diversidade e inclusão.

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas venceu em Eventos Internos com o projeto “Happy Day: a alegria de sermos equipa”.

L’Oréal Portugal destacou-se na categoria EVP – Employee Value Proposition com “We Are L’Oréal Ambassadors”, uma iniciativa para transformar colaboradores em embaixadores da marca.

Grupo Ageas Portugal foi premiado em Comunicação Interna Inclusiva com “Comunicar (e viver) DEI no Grupo Ageas Portugal”, promovendo uma cultura inclusiva interna.

Na vertente académica, Ana Margarida Cardoso venceu na categoria Melhor Trabalho Académico Geral com o estudo sobre voluntariado corporativo na Volkswagen Autoeuropa, e Ana Rita Aires na categoria Melhor Trabalho Académico FCH-UCP, analisando a comunicação interna no contexto do trabalho híbrido na IKEA Portugal.

A Marinha Portuguesa recebeu uma menção honrosa pelo projeto “Cheguei à Família”, um kit de boas-vindas para bebés dos militares.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais