Live shopping da L’Oréal é já hoje: «O e-Commerce em Portugal, na Beleza, necessita desta alavanca»
A L’Oréal Paris organiza hoje um live shopping digital inteiramente dedicado ao mundo da cosmética. A partir das 21h, basta passar pelo Continente Online para aceder a promoções exclusivas, que estarão disponíveis somente durante os 30 minutos que este directo demorará. Além disso, todas as compras terão entrega gratuita.
Cristina Ferreira, enquanto embaixadora da marca, será a anfitriã do evento, que contará ainda com a presença da maquilhadora Inês Franco e da apresentadora Carolina Patrocínio. As três irão partilhar dicas e contar como são as respectivas rotinas de beleza – que cuidados têm com o rosto e cabelo, por exemplo.
Sob o mote “30 minutos em Beleza”, o evento tira partido da tendência de live shopping, que passa pela venda de produtos com recurso a uma transmissão em directo que permite mostrar detalhes dos produtos e dar informação adicional. Afonso Cruzeiro, director de Marketing de Mass Market da L’Oreál Paris, afirma «que o caminho deve ser feito com inovação, informação e aconselhamento», apostando em soluções que permitam «colmatar a necessidade de educar o consumidor sobre os melhores produtos» bem como gerar «awareness para as vantagens do comércio digital».
Em entrevista à Marketeer, Afonso Cruzeiro adianta ainda que, mais do que vendas, a marca procura obter resultados em termos de posicionamento. «Acreditamos que o ’30 minutos em Beleza’ cria impacto a médio/longo prazo no negócio, não só online mas também offline.»
Acompanhe a entrevista na íntegra:
O que leva a L’Oréal a classificar este evento como o maior live shopping digital feito em Portugal?
O live shopping “30 minutos em Beleza” junta duas grandes marcas, que são uma referência nas suas áreas de actuação e no grande consumo e que, por si só, permitem atingir um grande alcance.
Este live shopping canaliza um enorme investimento financeiro, operacional e de comunicação (rádio, televisão e digital) de ambas as marcas que permite, por um lado, proporcionar uma experiência irrepreensível ao consumidor e, por outro, gerar awareness para a iniciativa de uma forma impactante.
A acrescentar ainda os grandes rostos que estarão presentes na dinâmica no live shopping. A presença da Cristina Ferreira, embaixadora de L’Oréal Paris, a apresentadora Carolina Patrocínio e também a maquilhadora Inês Franco. Esta tripla de protagonistas vai permitir-nos chegar a muitos portugueses e atingir diferentes públicos e diferentes gerações.
No total, temos uma equipa com mais de 40 pessoas envolvidas com valências que passam por planeamento estratégico, operacional, técnico, marketing, comunicação e digital.
Também as promoções exclusivas e as entregas gratuitas que vamos proporcionar acreditamos que são dois factores relevantes para atrair os portugueses a estarem presentes na iniciativa.
Como surgiu a ideia? Quanto tempo levou a ser preparada?
Estamos focados no desenvolvimento do comércio electrónico. É uma das prioridades para o Grupo L’Oréal e, obviamente, para o segmento de Grande Consumo, em específico.
“30 minutos em Beleza” foi criado acima de tudo para gerar awareness para o segmento de Beleza em e-Commerce e dar a conhecer e melhorar a experiência do consumidor no momento de compra.
Acreditamos que o caminho deve ser feito com inovação, informação e aconselhamento, permitindo-nos colmatar a necessidade de educar o consumidor sobre os melhores produtos e awareness para as vantagens do comércio digital.
Sendo também a nossa ambição sermos os Conselheiros da Pele em Portugal, queremos mostrar a importância de rotinas de pele valorizadas. Do ponto de vista de maquilhagem, os truques e dicas de especialistas são sempre uma mais-valia e um incentivo à experimentação.
Acreditamos que temos uma responsabilidade acrescida na informação que damos aos nossos consumidores e na forma inovadora como a partilhamos. A ideia surgiu em Abril e demorou cerca de seis meses a ser implementada.
Que mais-valias aporta Cristina Ferreira a este formato?
A par do alcance e visibilidade, que são inequívocos, a Cristina Ferreira é a escolha natural para este formato. Por ser embaixadora de L’Oréal Paris, porque é uma referência em Portugal, símbolo de proximidade com os portugueses e por ter uma óptima experiência em directos.
Como referência, pela proximidade que tem com os portugueses, leva a uma maior afinidade e conversão dos nossos produtos, principalmente aqueles que representa (exemplo: o serúm Revitalift Filler, n.º 1 de vendas em Portugal).
Quais são as expectativas em termos de vendas e notoriedade da marca?
Mais do que vendas, com esta iniciativa procuramos posicionamento e acreditamos que o “30 minutos em Beleza” cria impacto a médio/longo prazo no negócio, não só online mas também offline.
Estamos bastante focados em visibilidade, awareness e acreditamos que, com todas as forças canalizadas para o projecto, o impacto de sensibilização se estenderá e nos trará retorno (de negócio e reputacional) no universo on e offline. Acreditamos que o facto de haver portes grátis, aliado às promoções exclusivas, pode ter um impacto bastante positivo na conversão directa.
O e-Commerce em Portugal, no segmento de Beleza, necessita desta alavanca de investimento e inovação, demonstrando que é possível comprar Beleza em Portugal, também online, em lojas de proximidade do nosso dia-a-dia.
Qual será o papel do Continente?
Desde o início que o Continente é o parceiro chave para este projecto, pela dimensão e pela importância que tem vindo a atribuir ao desenvolvimento do digital e, em específico, ao e-Commerce (exemplo: novo site lançado recentemente). Esta iniciativa só faz sentido com um parceiro com a mesma dimensão, ambição, capacidade, open mind e de grande proximidade com os portugueses.
A estrutura digital da L’Oréal está preparada para um aumento da afluência durante o live shopping?
Se juntarmos todo o envolvimento técnico e operacional, os especialistas que envolvemos desde o início para nos garantir o expertise adequado para que tudo corra da melhor forma, estamos a falar de mais de 40 pessoas.
O evento vai acontecer numa plataforma (https://live-co.app/) utilizada internacionalmente e em grandes países, como o Brasil, que tem bastante experiência em grande afluência de tráfego e interacções.
Acreditamos bastante neste projecto e no seu sucesso e temos inúmeros planos para o caso de existir alguma falha, não deixando nunca de proporcionar uma experiência irrepreensível de compra online de Beleza a todos os portugueses.
Texto de Filipa Almeida