Lisboa reforça turismo fluvial: dos passeios ao pôr-do-sol às festas em barcos
É a partir da Estação Sul e Sueste, no Terreiro do Paço, em Lisboa, que se pode navegar num veleiro clássico dos anos 60 ou embarcar numa dance party a bordo de um barco mais moderno. Estas são apenas duas das opções disponíveis para aproveitar o rio Tejo este Verão.
As sugestões são lançadas pelo Turismo de Lisboa (ATL), segundo o qual já é possível fazer passeios fluviais e viver novas experiências a dois, em família ou com amigos, aproveitando a reabilitação desta estação na baixa da cidade. A lista de opções inclui também cruzeiros ao pôr-do-sol ou viagens num varino, por exemplo.
De acordo com o Turismo de Lisboa, existem sete operadores que disponibilizam passeios turísticos, táxi barcos e viagens Hop On Hop Off que permitem fazer várias paragens nas margens do rio – Blue Cruises/Veltagus, FRS, Hippotrip, Lisboat, Nosso Tejo, Pacífico Cruises ou Yellow Boat.
Os operadores Sea View e Land Ahow também usam Estação Sul e Sueste para embarque e desembarque dos seus passageiros, mas não contam com bilheteira no local.
Quem preferir conhecer melhor embarcações que quase estiveram em risco de extinção terá de seguir até à Doca da Marinha, mesmo ao lado, para encontrar 22 barcos mais tradicionais e que foram preservados por famílias da região.
Conhece a história do Tejo?
Os adeptos de História poderão querer trocar os passeios de barco por uma visita ao Centro Tejo. De entrada gratuita, trata-se de um espaço aberto ao público em geral e que apresenta informação sobre os principais acontecimentos associados à estação ao longo dos anos. Também é dada a conhecer a trajectória do ecossistema do estuário e das suas embarcações.
“Na sala da maqueta, onde antigamente era a sala de espera da 2.ª classe, é possível conhecer o efeito determinante das marés na vida do estuário, pois a mesma contém água e um sistema accionado por botões que permite fazer essa simulação”, indica o Turismo de Lisboa em comunicado. Há ainda outras salas com vídeos sobre a oferta turística do território envolvente ou imagens que representam as profissões e actividades ligadas ao Tejo.