Lisboa recorre a Inteligência Artificial para detectar lixo no chão
Hoje e amanhã, um veículo adaptado pela Cortexia vai percorrer ruas da cidade de Lisboa em busca de resíduos. A acção faz parte de um projecto-piloto lançado no âmbito da Capital Verde Europeia 2020 que visa detectar beatas de cigarros, vidros e folhas de árvore, entre outros, com recurso a Inteligência Artificial.
Além da Cortexia, também a Carto, a Litterati e a Tabaqueira (subsidiária da Philip Morris International) são parceiras da Câmara Municipal de Lisboa nesta iniciativa, que visa a localização inteligente, recolha de informações e monitorização de resíduos deixados nas ruas.
Segundo a autarquia, a informação obtida será posteriormente utilizada para acompanhamento e optimização da limpeza urbana. Em comunicado, é explicado que o projecto-piloto vai ao encontro dos compromissos ecológicos de Lisboa, nomeadamente “a promoção da diminuição de resíduos na cidade, o aumento da recolha selectiva, o combate ao uso de plástico descartável e o desperdício alimentar e a promoção de uma verdadeira economia circular dos materiais”.
A acção pretende ainda sensibilizar e transmitir boas práticas ambientais aos cidadãos, lembrando-os de qual o melhor destino a dar a cada resíduo. Depois de Lisboa, outras cidades a nível global deverão ser abrangidas pela iniciativa, que será replicada pela Philip Morris International.