A Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas durante o ano de 2025, o que representa um aumento de cerca de 65% em relação ao ano anterior, anunciaram em comunicado os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Deste volume de chamadas resultou o agendamento de mais de um milhão de consultas nos Cuidados de Saúde Primários, o que corresponde a cerca de 3000 consultas diárias. De acordo com os SPMS, o aumento dos números reflecte sobretudo o alargamento do projecto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que abrange 27 Unidades Locais de Saúde e 7,8 milhões de utentes. No âmbito deste projeto, após triagem clínica e sempre que justificado, os utentes são encaminhados para consultas presenciais (no próprio dia ou no dia seguinte) nos cuidados de saúde primários.
Ainda segundo os SPMS, o aumento da procura, que “se faz sentir desde o último trimestre de 2024”, levou a um reforço de recursos humanos e ao alargamento da oferta de serviços. Hoje, a Linha SNS 24 conta com uma bolsa de mais de 3700 profissionais, o que compara com os cerca de 2500 em 2024.
Apesar do aumento dos recursos, os SPMS frisam que ainda “subsistem picos no número de chamadas em determinados dias e horas”, sobretudo após os domingos e feriados, o que conduz a um “aumento dos tempos de espera para atendimento”. Contudo, «é fundamental que todos saibam que o SNS funciona 24 horas por dia e, por isso, nenhum utente fica por atender», ressalva Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração dos SPMS.
Em termos de novos serviços, durante o ano de 2025 foram lançados o novo portal e a nova app SNS 24, que passaram a disponibilizar mais de 20 serviços digitais. Avançou ainda a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio – 1411, que veio “reforçar a resposta do SNS na área da saúde mental e o apoio em situações de maior vulnerabilidade”.
Já no final do ano, teve início a triagem digital respiratória através da App SNS 24. Foi ainda implementado um assistente de inteligência artificial (IA) para avaliação de sintomas respiratórios e arrancou o mecanismo de call-back (retorno de chamadas). «O ano que agora termina foi repleto de desafios. Mas o SNS 24 soube adaptar-se, aumentando a sua carteira de serviços e reforçando a sua capacidade de atendimento, para prestar mais e melhores serviços e reforçar a segurança e o conforto dos utentes», sublinha Sandra Cavaca.














