Jovens são cada vez mais adeptos do mercado de produtos em segunda mão

A Revolut, a fintech global com mais de 1,5 milhões de clientes em Portugal e 45 milhões em todo o mundo, revela que o consumo em plataformas de revenda como a Vinted, o Ebay ou a Wallapop tem vindo a aumentar (+16%) em Portugal quando comparado com o mesmo período do ano anterior e que são as gerações mais jovens as que mais consomem esses produtos.

Um estudo lançado em agosto pela  Deloitte revela que os jovens adultos, apesar de otimistas com relação ao futuro, continuam preocupados com o custo de vida e com as alterações climáticas.

Assim, os mais jovens poderão estar a virar-se para este tipo de plataformas por uma questão de crise climática e também por motivos financeiros (conseguindo comprar roupa por preços mais acessíveis e vender aquilo que já não usam).

Dados internos da Revolut comprovam o facto de que são as gerações mais novas as que mais estão a adotar este tipo de plataformas. A Gen-Z (18-24 anos) gasta agora mais 50% no mercado de segunda mão e os Millenials (24-34) viram a sua despesa aumentar em 22%, quando comparado com 2023. Este aumento poderá estar ligado com as preocupações dos jovens.

Pelo contrário, as gerações mais velhas parecem não estar dispostas a pagar tanto neste tipo de mercado: as pessoas entre os 55 e os 64 anos gastam agora menos 17% e aqueles com mais de 75 reduziram as suas compras em 8%.

Apesar de terem reduzido o montante gasto, são as gerações mais velhas aquelas que mais fazem compras em plataformas de moda circular. O número de transações na geração com mais de 75 anos subiu 80% relativamente ao ano anterior e aqueles entre os 65 e os 74 anos gastam agora mais 21% do que em 2023. O segundo lugar é ocupado pela Gen-Z que, para além de ter aumentado o valor que gasta nestas plataformas, também faz mais compras (51%).

Para os portugueses o mercado de segunda mão é uma aposta segura na qual continuam a investir de ano para ano. De 2023 para 2024, o número de total de transações em plataformas como a Vinted, Ebay, Etsy, Wallapop, Depop e Olx subiu quase 20%.  Ainda assim, existem claras vencedores: os portugueses compram mais nas plataformas Vinted e Wallapop, com ambas a registar aumentos de 27% e 78%, respetivamente.

Ignacio Zunzunegui, Head of Growth para o sul da Europa na Revolut, comentou: “Quer se trate de fazer escolhas mais conscientes do ponto de vista ambiental ou simplesmente de encontrar grandes negócios, os consumidores de todo o país estão a mostrar que o estilo e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas em qualquer fase da vida.”

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