O Jncquoi Ásia sempre foi sinónimo de felicidade. Pelo comida, o ambiente, o espaço… Agora, reforçou mais ainda, com a sua carta de Verão. Manias de chef. De vez em quando gostam de baralhar e voltar a dar e Mário Esteves não fica atrás. Por isso, manteve os pratos de sempre – até porque sabe que há alguns que têm clientes fiéis que ali vão e voltam e repetem, como o tártaro de atum com caviar ou a salada de caranguejo de casca mole com manga verde – mas acrescentou um punhado de criações suas. Originais. Um misto de ingredientes locais e frescos com sabores asiáticos. Um cruzamento de tradição com inovação. A sua, com a sua assinatura.
Mário diz que começou por pegar em pratos daquela região, em memórias de viagens que fez, ems sabores que lhe ficaram. A tudo isto acrescentou doses generosas de identidade sua e preferências de sempre. Juntou ingredientes que são bem nossos, entre o peixe fresco e os legumes, e serviu uma lista de pratos que, lá está, nos fazem mais felizes ainda.
Entre as principais novidades para entrada, destacam-se Shokupan com tempura de camarão picante que é só de não deixar uma migalha – digo-lhe eu -, o JNcQUOI naan bread com atum e ovas, o JNcQUOI naan bread com frango tandoori e tempura de camarão com maionese de chilli. Isto, é só alguns exemplos para começar… que há mais, mas terá que ir lá ver com os seus próprios olhos e, claro, mimar o estômago!
Prosseguindo para a secção de pratos principais – se bem qe as entradas já nos deixam mais que satisfeitos, que o chef é generoso -, há muito de Oriente e Ocidente a chegar à mesa. É o caso do Nasi goreng que combina com gamba cristal – de bradar aos céus -, o Caranguejo do Alaska com manteiga de citronela e shokupan, o Camarão tigre grelhado tandoori – divinal e que casa no ponto com o arroz que o acompanha, temperado de cajus – ou o bele peixe do dia grelhado com molho sichuan, espargos e cogumelos – sendo que a nós nos calhou um belíssimo e fresquíssimo lombo de pregado. Claro que há sugestões de pratos de carne, entre um Wagyu grelhado com molho ponzu, um Sang choy bao de entrecosto caramelizado ou um Ribeye grelhado com molho yakiniku.
E se é dos que gosta de se mimar até ao fim, então saiba que pode divertir-se com Pão de Ló de Ovar IGP com gelado indiano “Kulfi” e uma interpretação JNcQUOI da famosa Tarte Romântica com caramelo salgado e whisky Nikka, que nos fez rapar o prato!
Os novos pratos com assinatura do chef Mário Esteves não subsituem, antes acrescentam às propostas da carta já existente no JNcQUOI Asia, inspirada desde sempre nas cozinhas do Japão, China, Tailândia e Índia.
O JNcQUOI Asia fica na Avenida da Liberdade, Lisboa, e está aberto de domingo a quarta-feira, entre as 12h00 e as 00h00, e de quinta-feira a sábado entre as 12h00 e as 02h00.
Quem é o Chef Mário Esteves
No grupo desde 2016, o chef Mário Esteves, que lidera a cozinha do JNcQUOI Asia desde a abertura, é também o Sub Chef Executivo dos restaurantes JNcQUOI. No seu percurso profissional estão incluídas passagens pelo Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Chateaux, como sub chef de cozinha, pelo Marriott Praia D’El Rey, como sub chef executivo e também pelo Hilton Hotel em Londres, como sub chef junior de cozinha, entre outros projetos. A sua paixão pela cozinha oriental (indiana, chinesa, tailandesa, japonesa e cantonesa) reflete-se, diariamente, na oferta do JNcQUOI Asia e JNcQUOI Frou Frou.
Texto de M.ª João Vieira Pinto














