Já reparou nas fotografias do Instagram? Formato quadrado da plataforma mudou
Se é um utilizador atento do Instagram, certamente já reparou na mudança da rede social, mas se é mais distraído, ainda não terá notado que o famoso formato quadrado das fotografias no seu feed já não existe.
O Instagram disse adeus ao formato 1:1, que se inspirava nas antigas câmeras Polaroid, e tem agora um feed vertical com o objetivo estratégico de se adaptar às mudanças do mundo digital.
A forma como consumimos conteúdo mudou drasticamente desde que a plataforma nasceu em 2010. Atualmente temos o TikTok a marcar passo e a ascensão dos vídeos verticais a ganhar força, levando o Instagram a priorizar uma experiência imersiva na totalidade do ecrã. A mudança acaba por implicar uma reflexão para os criadores no que diz respeito às estratégias visuais e narrativas daquilo que publicam.
A mudança para o feed vertical significa que agora, as imagens e vídeos que quer publicar devem ser ajustados em proporções como 4:5 ou até 9:16 , formato que ocupa toda a tela de um smartphone.
Para criadores, isso significa redesenhar o conteúdo existente, uma vez que muitos posts deixarão de fazer sentido como faziam antes, repensar a forma como contam uma história ou transmitir uma mensagem e investir em ferramentas de design que permitam otimizar o conteúdo para o novo formato.
Ferramentas como o Canva, Adobe Express ou Figma já incluem templates adaptados a estas dimensões.