A Câmara Municipal do Porto acaba de lançar dois novos instrumentos de promoção turística da cidade: a plataforma digital Plan Your Journey e o renovado mapa turístico oficial da cidade. Estes projectos integram uma estratégia de descentralização dos fluxos turísticos na Invicta, com o objectivo de aliviar a pressão sobre o centro histórico.
Esta estratégia organiza a cidade em oito quarteirões turísticos (Atlântico, Universitário, Boavista, Baixa, Histórico, Bonfim, República e Campanhã), com o propósito de promover a descentralização, a valorização da autenticidade local e o equilíbrio entre a experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos residentes.
A nova plataforma digital Plan Your Journey – já disponível em português, inglês, espanhol e francês –, convida os visitantes a explorar a oferta turística da cidade, apresentando roteiros e pontos de interesse organizados por temáticas. A ligação à oferta gastronómica, também é reforçada no novo portal, com sugestões de restaurantes que representam a identidade local.
Trata-se assim de um guia de descoberta, com conteúdos multimédia, incluindo testemunhos na primeira pessoa e vídeos com registo documental. Os primeiros quatro roteiros disponíveis são “Artesanato e Cultura”, “Silêncio”, “Ecos da Literatura” e “Atlântico”.
Já o renovado mapa turístico oficial do Porto, a ser distribuído nos postos de turismo, aeroporto e outros pontos de interesse, dará a conhecer a nova configuração da promoção turística da cidade, alicerçada nos tais oito quarteirões.
«Mais do que plataformas de promoção turística, estes são instrumentos essenciais à concretização da nossa visão de gestão sustentável e equilibrada do destino. Por um lado, prestar um melhor serviço aos visitantes, que cada vez mais procuram experiências autênticas e personalizadas, ao mesmo tempo que aliviamos a pressão sobre o centro histórico», afirma em comunicado Catarina Santos Cunha, vereadora do Município do Porto.














