Inteligência Artificial passa a ajudar psicólogos na prática clínica

A partir de agora, os psicólogos portugueses passam a ter acesso a um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial Generativa que foi criado exclusivamente para os apoiar no seu dia-a-dia.

O assistente virtual, designado de PsIA, foi criado pela Visual Thinking, em colaboração para a Microsoft, para a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o propósito de facilitar a prática clínica dos mais de 27 mil psicólogos representados por esta entidade. Baseado no mais recente modelo GPT-4o, desenvolvido pela OpenAI, o assistente de IA é suportado por uma base de conhecimento com mais de 750 documentos.

Mas, afinal, para que serve o PsIA? De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, vai permitir aos médicos colocarem perguntas sobre boas práticas e obter respostas imediatas, possibilitando-lhes uma “melhoria na tomada de decisões, assim como maiores níveis de produtividade e optimização do tempo e recursos, uma vez que passam a despender menos tempo a procurar informações e mais tempo focados nos seus clientes e noutras tarefas de maior valor acrescentado”. Além disso, o assistente pode interagir com o utilizador em diferentes línguas.

Esta tecnologia utiliza algoritmos avançados de processamento de linguagem natural (NLP) para “interpretar e responder com precisão, mesmo a questões mais complexas”, garante a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Ao mesmo tempo, o sistema está programado para realizar actualizações contínuas que permitam a integração das informações mais recentes da OPP, garantindo que as respostas “estejam sempre alinhadas com as últimas regulamentações e melhores práticas”.

Em comunicado, Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OPP, garante que este projecto «não substitui em nada» os psicólogos, servido apenas como um apoio à sua prática. «É um assistente. E é só o início. Este projecto não tem paralelo em organizações de psicologia a nível mundial. A ciência psicológica, que esteve na base da criação destes LLM da IA Generativa, tem de ter também uma profissão na linha da frente da sua utilização», frisa.

O assistente virtual vai estar disponível para os psicólogos através de uma área reservada no website da OPP.

Artigos relacionados