IKEA ensina a… desmontar os seus móveis

Pessoas que estão a mudar de casa, que querem oferecer ou vender os seus móveis para redecorar determinada divisão, por exemplo, são o público-alvo dos novos manuais de instruções da IKEA. Além dos habituais folhetos com todos os passos para montar mobiliário, a IKEA agora apresenta também manuais de desmontagem, que prometem ajudar a prolongar a vida de mesas e roupeiros, por exemplo.

“Desmontar correctamente reduz o risco de danos e reduz o impacto no ambiente”, explica a IKEA no seu site para o mercado britânico. Para já, há instruções de desmontagem apenas para alguns dos produtos mais populares da insígnia, nomeadamente estantes Billy, cómodas Malm ou cadeiras Poang.

Ainda com a sustentabilidade em mente, a IKEA sugere também outras formas de prolongar vida dos móveis, seja através de uma nova pintura ou da reutilização para outros fins. Em alguns casos, também poderá ser suficiente acrescentar módulos em vez de trocar por completo o produto.

Até 2030, a IKEA espera que todos os seus artigos possam ser reutilizados, reparados, revendidos ou reciclados. Para isso, tem investido em peças suplentes (é possível comprar apenas uma perna de uma mesa caso esta se estrague, por exemplo) e em serviços que permitem comprar de volta aos seus clientes artigos em segunda mão.

Os novos manuais de instruções de desmontagem surgem no mesmo sentido, contribuindo para acabar com a ideia de que os produtos da IKEA são descartáveis.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...