Hotel Senhora da Rosa aposta na regionalidade dos Açores para renovar carta dos restaurantes

O Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel, localizado na ilha de São Miguel, nos Açores, celebra um ano e assinala a data com a revelação de novidades a nível gastronómico com foco na história dos produtos açorianos.

A cargo do chef João Alves, os novos pratos focam-se na sazonalidade e na sustentabilidade, dando destaque a produtos da estação vindos de produtores locais. As cartas, que mudam de três em três meses de forma a acompanhar a produção regional e a máxima qualidade dos ingredientes, destacam o peixe e a carne açoriana (quando esta se encontra disponível), sendo que a pimenta da terra, típica e tradicional dos Açores, é o único ingrediente transversal à carta todo o ano.

O restaurante Magma apresenta uma cozinha de sabores e técnicas regionais, onde se destacam o ceviche de peixe dos Açores, feito diariamente com o peixe disponível na lota, o risoto de tinta de choco com polvo e lula frita e a reinterpretação da queijada da Graciosa feita pela equipa, com base na receita tradicional.

Já o Mirante Rooftop Bar, com vista para a ilha, segue um conceito de gastrobar, onde a inspiração é a cozinha do Mundo. Este ano, numa vertente oriental, encontram-se opções como sushi e caril vermelho de frango tailandês, sendo que tudo é feito com produtos da ilha (excluindo os produtos de origem japonesa).

«O balanço do primeiro ano de vida do projecto – que abriu em plena pandemia – é muito positivo: conseguimos crescer, consolidar a nossa equipa e estamos muito motivados para continuar a valorizar a diferenciação dos produtos a que recorremos e as pessoas que trabalham connosco, além da inovação que o trabalho com o sazonal e sustentável requer», comenta, em comunicado, Joana Damião Melo, co-proprietária e directora da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel.

Artigos relacionados