Havas lança AVA, um portal global de IA para acelerar a transformação do grupo

Notícias
Marketeer
08/01/2026
15:40
Notícias
Marketeer
08/01/2026
15:40


Partilhar

A Havas anunciou o lançamento do AVA, um portal global de LLM (large language model) concebido para democratizar o acesso à inteligência artificial (IA) em toda a rede internacional do grupo.

Apresentado pelo Chairman e CEO da Havas, Yannick Bolloré, durante a CES 2026, o AVA foi desenvolvido para oferecer um acesso seguro, centralizado e em conformidade com as exigências regulatórias aos modelos de IA mais avançados do mercado. Entre estes encontram-se soluções como o GPT-5, Claude Opus 4.5 e Gemini 3, o que permite às equipas escolher o modelo mais adequado para cada desafio criativo, estratégico ou operacional.

“Na Havas, a tecnologia amplifica a criatividade humana, não a substitui. Estamos a construir um futuro impulsionado por IA e potencializado pelo ser humano, onde inovação e imaginação trabalham em conjunto para fortalecer as marcas dos nossos clientes num mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, a AVA unifica com segurança as principais tecnologias de IA num único portal para as nossas equipas e clientes, impulsionando eficiência, consistência e inovação. Transforma briefings em soluções criativas alinhadas à marca, otimiza o planeamento estratégico e acelera a produção, tudo com segurança de nível empresarial, para que as equipas possam inovar sem riscos. A AVA é um catalisador para reinventar a colaboração e a criatividade”, diz Yannick Bolloré, citado em comunicado.

O nome AVA remete para o “coração” da Havas e simboliza a interligação global do grupo, bem como a evolução do seu modelo de Villages, que reúne diferentes especialidades sob o mesmo ecossistema. A plataforma foi desenhada para ligar talentos, dados e agentes de IA para potenciar a produtividade, consistência e escala.

O lançamento do AVA insere-se na estratégia mais ampla do projeto Converged.AI, apresentado em 2024, que tem como objetivo alinhar equipas, ferramentas e capacidades do grupo em todos os mercados e que é sustentado por um investimento de quase mil milhões de euros aplicado até 2027.




Notícias Relacionadas

Ver Mais