Há vida para lá dos iPhones. Apple dá tudo com “robôs domésticos”

Quase todas as semanas surgem novas ideias, projetos e dispositivos que tornam os antigos obsoletos. Por esta razão, as empresas tecnológicas têm de estar constantemente na crista da onda, trabalhando para conceber o próximo grande produto que revolucionará o mundo.

Embora haja casos em que um grande produto sirva para manter uma empresa à tona durante toda a vida, neste sector não é suficiente, e se aspira a ser a empresa tecnológica número um do mundo, como é o caso da Apple, não pode viver do iPhone para sempre.

Embora estes telemóveis possam representar mais de 50% das receitas totais da empresa todos os anos, a Apple está consciente de que é tempo de se renovar, tentou com os óculos de realidade mista, Apple Vision Pro, mas ainda faltam muitos anos para os tornar rentáveis.

E descartando, como descartaram a ideia de construir um carro autónomo, de acordo com a Bloomberg, a empresa Apple já está de olho no seu próximo grande dispositivo do futuro. Embora ainda na fase inicial de desenvolvimento, foram vistos a testar um novo dispositivo de secretária com o nome de código J595.

O dispositivo terá um grande ecrã semelhante ao do iPad, com câmaras e uma base que permite rodar o ecrã de um lado para o outro, conforme necessário. E, embora por enquanto seja apenas isso, a Apple já imaginou máquinas capazes de realizar tarefas domésticas, como lavar a máquina de lavar roupa ou a louça suja, mas isso ainda está tão longe no futuro que as ideias não vão além de esboços.

Um robô doméstico bem-sucedido poderia ajudar a Apple a entrar finalmente na arena da casa inteligente, um sector em que ficou atrás da Amazon e da Google e, embora a Siri ainda seja um pilar nos smartphones da empresa, não se estabeleceu em casa.

Como indicam os especialistas na área, este produto deverá chegar por volta de 2026 ou 2027, e a partir daí podemos esperar robôs móveis e possivelmente até modelos humanóides na próxima década.

Artigos relacionados