Foi divulgada esta semana a 20.ª edição do relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2025, no qual o retalho se destacou como a categoria que mais cresceu em valor de marca no último ano, com uma subida de 48% – superando todas as outras categorias analisadas.
Mas, no ranking global, quais foram as marcas mais valiosas do mundo? De acordo com o ranking da Kantar, os gigantes norte-americanos continuam a dominar, mas há uma estreia de peso: a entrada do ChatGPT no ranking global, diretamente para a 60.ª posição.
A entrada do ChatGPT diretamente no 60.º lugar — a mais alta de qualquer nova marca desde a estreia da NVIDIA em 2021 — confirma o impacto transformador da inteligência artificial generativa no mercado e na sociedade, segundo revelou o relatório. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT tornou-se, em pouco tempo, sinónimo de IA conversacional, alterando rotinas de trabalho, aprendizagem e consumo de informação.
Mas o relatório também lança um alerta: com concorrentes de peso como Google e Microsoft a reforçarem as suas apostas em IA, a OpenAI terá de investir fortemente na construção da sua marca para manter a vantagem de pioneira.
A estreia (quase) ofusca a Apple que consegue o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo, com um valor de marca de 1,3 biliões de dólares, representando mais de 12% do valor total do Top 100. A Google, Microsoft e Amazon seguem-se no ranking, com esta última a destacar-se com um crescimento de 50%, graças à proposta de conveniência e acessibilidade.
Outros destaques incluem a subida da NVIDIA (+152%), reflexo do boom da IA, e o crescimento expressivo de plataformas sociais como Instagram (+101%) e TikTok (+25%), que continuam a moldar o comportamento dos consumidores e a dinamizar o comércio direto ao consumidor.
Mudança no xadrez global e o poder da disrupção
Apesar das marcas norte-americanas continuarem a ser liderar – representam agora 82% do valor total do Top 100, um aumento considerável face aos 63% em 2006 – a verdade é que as marcas chinesas podem começar a fazer-lhes sombra. Estas duplicaram de valor nas últimas duas décadas, passando a representar 6% do ranking. Já as marcas europeias continuam em declínio, com apenas 7% da quota, contra os 26% registados há 20 anos.
Segundo a Kantar, marcas que desafiaram convenções ou reinventaram os seus setores representam 71% do valor incremental gerado no Top 100 desde 2006. O sucesso de empresas como Uber, Booking.com e agora o ChatGPT mostra como a inovação continua a ser o maior motor de criação de valor.
Veja quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo:
- Apple – 1,2 biliões de dólares (+28%)
- Google – 944,1 mil milhões (+25%)
- Microsoft – 884,8 mil milhões (+24%)
- Amazon – 866,1 mil milhões (+50%)
- NVIDIA – 509,4 mil milhões (+152%)
- Facebook – 300,6 mil milhões (+80%)
- Instagram – 228,9 mil milhões (+101%)
- McDonald’s – 221 mil milhões (0%)
- Oracle – 215,3 mil milhões (+48%)
- Visa – 213,3 mil milhões (+13%)














