Há um novo livro infantil que explica tudo sobre as bactérias e os antibióticos
A Pfizer publicou um livro infantil, intitulado “O mundo microscópico do Martim”, que visa sensibilizar os mais novos (e os pais) para o consumo responsável de antibióticos.
Lançado no mês em que se assinala o Dia Europeu do Antibiótico e a Semana Mundial da Consciencialização dos Antimicrobianos, este livro, da autoria de Marta Maroto Díaz, incide sobre as bactérias e a sua relação com a saúde humana.
De acordo com a Pfizer, o consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes. “Portugal regista, actualmente, uma das mais elevadas taxas de infecções hospitalares da União Europeia. Prevê-se que o consumo inapropriado de antibióticos venha a agravar de forma irreversível os problemas relacionados com o desenvolvimento de bactérias resistentes. Num futuro não tão distante, já em 2050, a resistência aos antibióticos pode ser responsável por um número de mortes superior ao do cancro”, frisa a companhia farmacêutica em nota de imprensa.
«Enquanto cidadãos, e enquanto elementos activos da indústria farmacêutica, não podemos, nem devemos, ficar de braços cruzados. É imperativo implementar estratégias concretas que nos permitam alterar estas previsões», afirma Paulo Teixeira, director-geral da Pfizer Portugal.
O livro “O mundo microscópico do Martim” está disponível em formato físico, mas também pode ser descarregado gratuitamente através do site da Pfizer.