Há um novo chef na Cantina de Ventozelo e ingredientes estrela todos os meses
Há um novo chef no restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta. José Guedes passa a ser o responsável pela cozinha da Cantina de Ventozelo, onde os saberes e sabores tradicionais da região se mantêm como principal linha orientadora.
O profissional dá continuidade ao legado do chef Miguel Castro e Silva, que projectou os primeiros anos da Cantina de Ventozelo. Ambos dão vida a uma parceria a quatro mãos na liderança dos restaurantes DeCastro Gaia, no Espaço Porto Cruz, e Casario, no hotel Gran Cruz House.
«Sou um cozinheiro citadino e aqui estou literalmente na horta. Estar à frente da Cantina é um grande desafio que me vai permitir aprender e ter a oportunidade de explorar novos territórios», afirma, em comunicado, o chef José Guedes, que trocou o ensino de Educação Física pela paixão pela culinária, tendo rumado a Paris para estudar na escola francesa Lenôtre. «Enaltecer tanto o que se produz na Quinta, como todo o património da região é o meu grande objectivo. No fundo, manter a máxima de Ventozelo: o Douro numa Quinta.»
Assim, José Guedes lança uma iniciativa mensal de celebração dos produtos regionais e de época, cuja oferta se somará aos menus fixos de almoço e de jantar do restaurante. No arranque desta dinamização mensal, que se materializará tanto em menus especiais como em actividades extra, tais como provas temáticas ou mostras ao vivo de técnicas e de produtos, brilhará o porco bísaro.
De segunda a sábado, estará sempre disponível ao almoço um “Menu Especial da Desmancha”, que contemplará entrada de Presunto Bísaro e Folar de Vila Real, seguida de Costelinhas em Vinha de Alhos, Fígado de Porco de Cebolada e Barriga de Porco Bísaro com Migas de Moura e Couve, terminando num Pudim Abade Priscos com Sorvete de Tangerina (45 euros com um copo de vinho Doc Douro, um Porto e café incluídos).
A par deste menu especial de almoço, todos os dias existirá também a possibilidade de agendar uma prova de quatro variedades de charcutaria/fumeiro de porco, em harmonização com quatro vinhos Doc Douro e vinho do Porto (32 euros por pessoa, a realizar nos Lagares da Quinta).