Há um monstro marinho em Lisboa… Feito a partir de 12 toneladas de plástico

Cerca de 300 mil garrafas recolhidas em 360 lojas Pingo Doce e através da rede Eco-Escolas ganharam nova vida sob a forma de monstro marinho. Quem passar pelo lago do Oceanário de Lisboa, na zona do Parque das Nações, irá cruzar-se com uma instalação de grandes dimensões construída a partir de mais de 12 toneladas de plástico descartável.

O projecto foi desenvolvido pelo colectivo Skeleton Sea em conjunto com o movimento Purify e tem como objectivo sensibilizar para a necessidade preservar o oceano e as espécies que nele habitam. Visa também alertar para o problema do lixo marinho e para os riscos que o plástico de utilização única representa.

O monstro marinho que resulta das garrafas entregues pela população portuguesa tem mais de 50 metros de altura. Segundo André Paiva, co-fundador da marca de água filtrada Eco, uma das impulsionadoras do projecto, a ideia era «criar uma peça impactante, que entre no roteiro de arte urbana e que, paralelamente, passe a mensagem da urgência da mudança de hábitos».

André Paiva explica ainda, em comunicado, que o volume de garrafas recolhidas ultrapassou as expectativas, levando a crer que a pandemia não travou por completo a mensagem ambiental.

«A Eco, enquanto marca que tem um propósito ambiental, acredita que pode ajudar a mudar mentalidades e isso levou-nos a criar o #PURIFY, um movimento que ambiciona ser maior do que a própria marca, intervindo de forma activa na comunidade, através de acções de consciencialização ambiental e mobilizando a população para a adopção de hábitos de consumo mais sustentáveis», acrescenta o responsável.

O primeiro fruto visível deste movimento, que conta com o apoio do Oceanário de Lisboa, Pingo Doce e Programa Eco-Escolas, é a instalação presente nas Docas dos Olivais. O Purify by Eco reuniu ainda a colaboração da Junta de Freguesia do Parque das Nações, DPD, Planetiers World Gathering, Grupo Impresa e Comité Olímpico.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...