Há 5 novos restaurantes nacionais distinguidos com Estrelas Michelin
A Michelin apresentou a selecção de 2021 de restaurantes portugueses e espanhóis do Guia Michelin, onde constam mais cinco restaurantes nacionais que arrecadaram a primeira estrela, dois que foram distinguidos com a Estrela Verde Michelin e outros dois que foram incluídos na categoria Bib Gourmand.
Al Sud (Lagos), A Ver Tavira (Tavira), Cura (Lisboa), Vila Foz (Porto) e Esporão (Reguengos de Monsaraz) são os cinco espaços nacionais que passam, agora, a constar da lista dos melhores restaurantes da Michelin. Este último levou ainda a Estrela Verde Michelin, “pelo seu notável compromisso com uma gastronomia mais sustentável”, distinção conquistada também pelo Il Gallo d’Oro, no Funchal, Madeira. Já no catálogo dos Bib Gourmand, que identifica os restaurantes do Guia que oferecem uma boa relação qualidade-preço, com refeições por um máximo de 35 euros, estão os espaços Arkhe, em Lisboa, e o Xtoria, em Setúbal. Os restaurantes distinguidos no ano passado mantêm as suas estrelas na selecção de 2022.
«Em Portugal e Espanha, e apesar da complexa situação de 2021, surgiram muitos jovens talentos que defendem os seus inovadores e diversificados conceitos gastronómicos com personalidade», comenta, em comunicado, Gwendal Poullennec, director Internacional dos Guias Michelin. «Além disso, cada vez mais estabelecimentos mostram um maior interesse em oferecer uma cozinha mais preocupada com as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Congratulamos e apoiamos este movimento fundamental.»
Este ano, e pela primeira vez em Espanha e Portugal, o Guia Michelin introduziu os Prémios Michelin para o Cozinheiro Jovem e o Cozinheiro Mentor, de forma a homenagear dois profissionais da restauração e destacar o seu talento e o seu trabalho diário. Ambos os vencedores são espanhóis – Mario Cachinero, do restaurante Skina (Marbelha), e Martín Berasategui, que conta com uma carreira de quase 50 anos.