Há 1500 trabalhos de Pedro Cabrita Reis para ver na exposição “ATELIER”

“ATELIER” é uma exposição retrospectiva da obra de Pedro Cabrita Reis que reúne cerca de 1500 trabalhos, feitos ao longo da sua carreira de 50 anos. Todos são provenientes do acervo pessoal do artista, grande parte delas nunca expostas, e outras serão mostradas pela primeira vez em Portugal. Estão incluídas peças de pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. A concessão da exposição, a selecção de obras e o desenho de montagem foram desenvolvidos pelo próprio Pedro Cabrita Reis.

A exposição encontra-se instalada em oito pavilhões da Mitra, em Marvila, ocupando uma área total de cerca de 3000 m2, abre ao público no dia 19 de maiô, e estará patente até final de Julho de 2024.

Com “ATELIER”, Cabrita Reis desvenda décadas de prática artística que se estende a vários suportes e que, de uma forma ou de outra, sustenta uma “vocação” subscrita pelo próprio, como uma “inclinação para uma coisa à qual não se pode escapar” ou uma espécie de destino que conhece desde tenra idade.

«Um artista tem de ter sempre um tempo para fazer um balanço daquilo que é a sua trajectória. A cada momento, cada obra traz tudo aquilo que se fez e é também um pretexto para se repensar. Contudo, há momentos em que nos impomos — eu, pelo menos, me imponho — uma revisão mais alargada, mais profunda; olhar para mim e deitar tudo fora e começar tudo de novo, ou aproveitar tudo e não fazer mais nada», refere, em comunicado, Pedro Cabrita Reis.

Artigos relacionados