Gunpowder, os sabores de Goa no coração de Lisboa

Harneet Baweja é nascido e criado em Calcutá, Índia. Por Portugal, diz-se apaixonado. Ao ponto de considerar o nosso País sua segunda casa e ao ponto, ainda, de ter decidido abrir o seu Gunpowder em pleno coração de Lisboa. Mais propriamente na Rua Nova da Trindade, onde, com equipa que é um misto das duas geografias, tem vindo a trabalhar e a servir sabores temperados de especiarias, em pratos únicos.

Nirmal Save, natural de uma vila nos arredores de Bombaim, é o chefe executivo do grupo, responsável por criar com Harneet os menus de todos os restaurantes. O que tem que saber, à partida e desde logo, é que aqui não encontrará os curry ou pratos tandoori, ou não tivesse o Gunpowder como missão “expandir o conhecimento da autêntica culinária indiana, através de receitas modernas e originais”.

Mas importa que saiba, também, que o Gunpowder Lisboa se foca apenas em peixe e marisco, podendo haver, nos especiais do dia, pratos de borrego. As ostras do Algarve, por exemplo, chegam à mesa servidas com Kachumber, um picle típico. Provámos e teríamos comido mais, que ostra é coisa de que não nos cansamos!

O que também aplaudimos foi a tosta de gambas CPC que é inspirada na receita do Calcutá Punjab Club, um clube que Harneet frequentava. Naquela noite, em que fomos experimentar o Gunpowder, pelo menos, estava consenso entre várias mesas… a pedir a tosta!

Ainda tivemos, e bem, que nos debater com o caranguejo de casca mole Karwari, um caranguejo inteiro frito, extremamente crocante e regado com um molho vermelho e picante. Ah, e com a santola recheada com ovos Bhurji, habitualmente mais bem passados do que é costume e condimentados com cebola e especiarias.

Entretanto, por ali já há alguns pratos novos que são mais de partilha, assim como algumas carnes, indo um dos destaques para o Chettinad pulled duck com oothappam caseira, nem mais que pato servido numa panqueca de arroz chamada oothappam (fica uma espécie de bao com pato desfiado). E diz quem já lá foi que também vale a pena provar o Tandoori Chicken ou a Kerala Beef Pepper Fry.

Quer mais razões para passar dar um salto a Goa sem sair de Lisboa?

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados