Guaraná apresenta Pastel de Pastel com criação do Chef Kiko

Já está disponível, em Lisboa, o Pastel de Pastel. Trata-se de uma criação original que junta o melhor de dois mundos ou, neste caso, de dois países e de duas cozinhas: o pastel de nata português e o pastel de feira, também conhecido como pastel brasileiro.

O desafio para a criação desta iguaria foi lançada pela Guaraná ao Chef Kiko, que tem raízes brasileiras. O Pastel de Pastel estará em exclusivo no Boteco, um dos restaurantes do chef, durante um mês, e promete surpreender todos os paladares.

Arthur Ervolino, Guaraná Antarctica Manager for International Markets, explicou, em conversa com a Marketeer, como este lançamento se insere na estratégia da marca Guaraná para o País que quer ser associada a três pilares: summer vibes, futebol e food pairing.

O que esteve na origem da ideia de lançar o Pastel de Pastel?

Arthur Ervolino

O Pastel de Pastel surgiu de um briefing focado em promover Guaraná no mercado português. Queríamos gerar buzz a partir de uma ideia que explorasse a associação de Guaraná com uma comida típica, tendo em conta a origem e influência da mesma na cultura portuguesa — mas isso tinha de ser feito de uma forma original e também interligada com o Brasil. E assim foi.

No Brasil, é muito comum comer um pastel, numa feira de rua, sentado num banquinho, enquanto tomamos Guaraná, assim como tomamos Guaraná em festas de aniversário com bolos e os tradicionais brigadeiros. É uma bebida presente no momento de consumo destes snacks. Em Portugal, também somos parceiros da casa dos Pastéis de Belém, a original. Lá, é possível comer um pastel português, acompanhado do Guaraná do Brasil. Por isso, quando a Beta Collective nos trouxe esta ideia, fez-nos todo o sentido — mesmo sem nem nunca termos provado o sabor desta criação, porque sabíamos que estávamos a juntar uma das melhores iguarias do Brasil e também de Portugal, o pastel de feira e o pastel de nata.

Quais os objectivos da marca com este lançamento?

Guaraná quer conectar-se com o público português, sem perder as suas características de marca que representam o Brasil, mas de forma a estabelecer uma conexão com algo local que faça sentido para a marca. Um dos objectivos é mostrar originalidade e temos isso presente da nossa embalagem à nossa tagline para o mercado internacional que, traduzido para português, é “Diferente de todos refrigerantes. Original como tu”. E queremos que Guaraná seja associado a um dos três pilares da marca: summer vibes, futebol e food pairing.

Talvez na memória dos portugueses esteja ainda fresca a associação de Guaraná Antarctica ao futebol, seja pelo patrocínio da selecção brasileira ou, talvez, mais do que isso, às campanhas feitas no passado com o ex-jogador Jardel. Já não estamos na época do Verão e food pairing é um pilar importante — afinal, queremos que as pessoas entendam os possíveis momentos de consumo de Guaraná que, historicamente, combina muito bem com vários tipos de comida, como pizzas, pipoca, hambúrgueres, churrasco, bolo, brigadeiro, coxinha e, claro, os pastéis.

Quando é que o Pastel de Pastel chegará a Lisboa?

O Pastel de Pastel vai chegar a Lisboa já no dia 29 de Dezembro — e vai ser preciso provar para julgar.

Quais os públicos a que se destina?

O Pastel de Pastel destina-se a qualquer pessoa que valorize a originalidade e aprecie bons sabores — ou seja, qualquer pessoa que seja um consumidor ou potencial consumidor de Guaraná. Naturalmente, o Pastel de Pastel chama a atenção de quem já é fã de um destes pastéis. Para quem é fã dos dois, então, é o match perfeito.

Em que consiste o Pastel de Pastel e qual o seu momento de consumo?
O Pastel de Pastel consiste na união da massa do pastel de feira brasileiro com o recheio do pastel de nata português. A versão brasileira de pastel é uma massa frita que leva sempre recheio dentro (quando não tem recheio chama-se pastel de vento), na maior parte das vezes salgados: queijo, calabresa, carne, queijo com carne, 4 queijos, frango e muitos outros sabores. Há, inclusive, o pastel com recheio de bacalhau. Contudo, depois de um pastel salgado, é habitual comer um pastel doce e, neste caso, os sabores mais comuns são chocolate (com ou sem morango), doce de leite (com ou sem banana), brigadeiro e Romeu & Julieta (queijo com goiabada). O nosso Pastel de Pastel é uma versão doce, em que o recheio é o mesmo do pastel de nata.

No caso da versão que estará disponível no Boteco, o restaurante do Chef Kiko, a receita será uma sobremesa, que tem ainda um gelado de goiaba por baixo e um empratamento com as cores dos dois países e de Guaraná. A nossa expectativa é que esta receita ganhe vida própria e seja replicada pelas casas de pastel brasileiro em Portugal ou mesmo pelas bancas de pastel, nas feiras de rua no Brasil.

Porquê a escolha do chef Kiko para lançar este desafio pela Guaraná?

O Chef Kiko tem tudo o que precisávamos: carisma, originalidade, um restaurante brasileiro, uma história com Guaraná e, embora nem todos saibam, uma ligação com os dois países — o Chef nasceu no Brasil e veio para Portugal com cerca de 11 anos. É alguém que teve a vivência de provar os pastéis brasileiros, Guaraná e, depois, claro, os pastéis de nata.

Onde poderá ser encontrado o pastel de pastel? E durante quanto tempo?

O Pastel de Pastel vai estar em exclusivo no restaurante brasileiro do Chef Kiko, o Boteco, em Lisboa, até ao final de Janeiro. Vai ser uma oportunidade única para provar esta novidade em primeira-mão.

Está nos planos da marca, em Portugal, desafiar outros chefs (ou o mesmo) para o desenvolvimento de outras parcerias?

Nós gostamos de testar, assim como o nosso parceiro criativo, que é a Beta Collective, uma das agências por trás desta criação, juntamente com a Adagietto. Acreditamos em algo que este colectivo tem no nome, o factor beta, de testar as ideias e ver onde nos podem levar. Somos uma marca original do Brasil, temos originalidade presente na nossa embalagem, gostamos de originalidade e valorizamos a criatividade. Estamos abertos a desafiar novas pessoas e também gostamos de ser desafiados pelas nossas agências — e aí é impossível saber o que virá mais para a frente, através destas mentes criativas que pensaram um dia em juntar o pastel do Brasil com o de Portugal. Mas uma coisa é certa, seja qual for o caminho, passará por um dos pilares da marca: futebol, summer vibes ou food pairing.

Texto de Maria João Lima

 

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