Grupo francês Lactalis enfrenta escândalo global devido a leite infantil contaminado

FacebookNotícias
Marketeer
06/02/2026
10:30
FacebookNotícias
Marketeer
06/02/2026
10:30


Partilhar

O grupo francês Lactalis enfrenta uma nova crise depois de ter retirado do mercado fórmulas infantis potencialmente contaminadas, lembrando um escândalo semelhante ocorrido há oito anos. A situação voltou a colocar a família Besnier, proprietária da empresa, sob atenção internacional, numa altura em que o grupo reportou vendas de cerca de 30 mil milhões de euros e detém marcas como President, Galbani, Parmalat, Yoplait e Kraft, avança bloomberg.

O recall foi motivado por suspeitas de que o pó de leite poderia conter cereulide, uma toxina presente no óleo de ácido araquidónico (ARA) fornecido por um produtor chinês. Apesar de os primeiros testes indicarem conformidade, análises posteriores a fórmulas preparadas detectaram a presença da toxina, levando à retirada de produtos em 18 de 47 países onde a Lactalis comercializa as suas fórmulas, incluindo a marca Picot.

As autoridades francesas investigam se duas mortes de bebés estão relacionadas com a ingestão da fórmula Guigoz, da Nestlé. A crise provocou também ações de recall por parte de outras gigantes do setor, como Nestlé e Danone, e levantou dúvidas sobre a rapidez e transparência da reação da família Besnier. Para especialistas em empresas familiares, “a família é, em última instância, responsável”, recordando críticas à cultura de discrição do clã.

Fundada em 1933 por André Besnier em Laval, França, a Lactalis começou como uma pequena queijaria e transformou-se numa multinacional com presença em 150 países. Sob a liderança de Emmanuel Besnier, a empresa realizou mais de 120 aquisições internacionais, incluindo marcas de queijo, iogurte e leite, consolidando-se como líder mundial do setor e superando concorrentes como a Nestlé. A família Besnier, composta por Emmanuel e dois irmãos, detém atualmente um património estimado em 18 mil milhões de dólares.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais