Na final, realizada no sábado, na Casa da Música, Gonçalo Nova conquistou os elementos do júri e o público da Sala Suggia com Improvisation nº1 para trombone, de Enrique Crespo, e Concerto nº2 em Lá M para trombone e piano, de Eugen Reiche.
Com Gonçalo Nova, acompanhado ao piano por Cristóvão Luiz, disputaram a final do Prémio Novos Talentos Ageas 2024 os músicos Tiago Oliveira (guitarra portuguesa) e Pedro Sequeira (vibrafone).
O Prémio Novos Talentos Ageas, uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Casa da Música, distingue e incentiva o trabalho de músicos até 35 anos e de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, nas áreas da criação, interpretação e/ou desempenho em palco, em todos os géneros musicais.
“Acreditamos que os talentos devem ser descobertos, apoiados e celebrados. O Prémio Novos Talentos Ageas trabalha nesse sentido – é mais do que um reconhecimento artístico, é uma oportunidade para impulsionar o futuro de jovens músicos que, com a sua criatividade e dedicação, enriquecem o panorama cultural do nosso país. Juntamente com a Fundação Casa da Música, temos orgulho em contribuir para que estes artistas transformem o seu potencial em carreiras inspiradoras, que marcam gerações e que deixam, certamente, uma assinatura única na história da música portuguesa.”, refere Teresa Thöbe, responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal
Gonçalo Nova nasceu em 2003, no Porto, e iniciou os seus estudos musicais em Trombone Tenor, aos 6 anos, no Conservatório de Música do Porto. Desde 2021, estuda na Hochschule für Musik Freiburg, na Alemanha. Tem tocado como 1º Trombone Solo com as orquestras filarmónicas de Munique e de Freiburg e Orquestra Estatal de Estugarda. É membro do EBE – Ensemble constituído pela classe de trombones da Hochschule für Musik Freiburg, com o qual realizou uma digressão no Japão, em janeiro deste ano. Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, conquistou, em 2022, a Bolsa de Mérito da Fundação Helene Rosenberg, da Hochschule für Musik Freiburg. Em 2023, tornou-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Ao vencedor do Prémio Novos Talentos Ageas são atribuídos 5. 000 euros (cinco mil euros).














