Go Chill: Never still, always chill

Se ainda não desfrutou de Go Chill, saiba que se trata de uma bebida de café, criada pela Delta e pensada para acompanhar o dia-a-dia de uma geração com novas necessidades e exigências. É uma bebida on the go, para beber quando e como quiser. É para quem gosta de seguir as suas próprias regras, sem dogmas que limitem a criatividade e a autenticidade de cada um. De acordo com a marca, mais do que uma bebida, Go Chill ref lecte um estilo de vida, uma forma de estar, uma atitude. Disponível em seis variedades – Caffé Latte, Double Espresso, Cappuccino, Cappuccino Aveia, Caramel Machiatto e o mais recente sabor Latte Machiatto – sem lactose –, a Go Chill é uma bebida fria de café, que alia o poder nutritivo do leite ou da bebida de aveia ao revigorante despertar do café Delta, com uma cremosidade e suavidade únicas. Pronta para saborear em qualquer momento, “deve ser consumida fresca ou à temperatura ambiente”, aconselha a marca. Lançada em 2019, a marca Go Chill surge do programa de inovação interno MIND do Grupo Nabeiro, onde atingiu um verdadeiro estatuto de “estrela” em ascensão, como comenta José Sequeira, director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro: «Dentro do Grupo Nabeiro, a Go Chill é uma “rising star”, que teve um assinalável crescimento desde o seu lançamento.» Este veio colocar o Grupo Nabeiro num novo segmento onde ainda não estava presente e que lhe permitiu chegar a outros públicos: «O Grupo Nabeiro não estava presente numa categoria de produtos à base de café ready to drink, a qual tem já bastante relevância noutros mercados, nomeadamente junto de uma geração mais jovem, que procura novas formas de consumir café on the go», complementa o mesmo responsável. Quatro anos passados sobre o lançamento da Go Chill, o balanço não podia ser mais positivo. Segundo o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro, a marca tem-se afirmado no universo nacional, onde tem vindo a crescer a quota de mercado, mas também a fazer crescer a categoria: «Somos o principal dinamizador da categoria e também a marca de fabricante que mais cresce », assegura José Sequeira. Mas o sucesso não se tem verificado apenas em Portugal. A receptividade de mercados como Espanha, Luxemburgo e Suíça tem sido igualmente positiva e confirma uma representatividade significativa para a marca. «O mercado internacional representa já 30% das suas vendas », sublinha o profissional.

“NEVER STILL, ALWAYS CHILL”

Em Junho deste ano, a marca Go Chill apresentou uma nova campanha, com o mote “Never Still, Always Chill”. Além de relembrar a marca dentro dos seus territórios naturais, a campanha representou também um reafirmar do posicionamento pretendido pela insígnia. «“Never Still, Always Chill” reflecte aquele que é o posicionamento da Go Chill enquanto marca: mais do que uma bebida longa de café é um estilo de vida», partilha o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro, adiantando que o objectivo é «inspirar os consumidores a afirmarem-se pela sua individualidade e identidade únicas, de uma forma autêntica, positiva e descontraída». Ao lado da geração mais jovem, a Go Chill pretende ser algo mais do que uma simples bebida. Quer ter um papel activo e partilhar das suas necessidades e exigências. Sobre isso, José Sequeira acrescenta: «Acompanhamos literalmente esta inquietação, a necessidade de descoberta desta geração e queremos, desta forma, ser mais relevantes para eles. Queremos que nos escolham pelos valores que representamos, pois partilhamos o mesmo sentimento, de que “este é o meu tempo, o meu grito, o meu lugar, e o meu caminho só agora começou”.»

SURF, SKATE, CULTURA URBANA E VIAGENS

Nesse sentido, e acreditando que o consumidor de Go Chill é um público jovem estudante universitário ou em início de carreira, a marca tem apostado em diversos sectores que fazem parte das preferências destes jovens. É o caso do surf, do skate, da arte urbana e das viagens.

Go Chill procura inspirar os seus consumidores a descobrir o seu propósito, abraçar quem são e a sua individualidade, mostrando-lhes que é possível criar e viver de uma forma apaixonada, autêntica e descontraída. Através de uma viagem por diferentes territórios, como o surf, o skate, a arte urbana ou a fotografia, Go Chill reforça a sua presença nestas áreas, acompanhando o seu público-alvo. «A marca está, desde a sua génese, ligada ao surf e fazemos questão de criar experiências, tanto em on como offline. Neste sentido, patrocinamos a Liga MEO Surf e contamos com os nossos embaixadores Carolina Mendes, Mariana Rocha Assis, Francisco Alves (Xicobyxico), Vasco Ribeiro, Guilherme Ribeiro e Francisco Mittermayer», revela José Sequeira. O apoio ao surf estende-se para além do campeonato nacional da modalidade e a marca tem, ainda, uma presença diária nas praias, através de parcerias com nove escolas de surf de norte a sul do país e ilhas.

Do lado do skate, a parceria surge já em 2023, enquanto naming sponsor da Liga Pro Skate by Go Chill. «É uma modalidade que está com um crescimento incrível em Portugal, mas também noutros países. O nosso consumidor está lá e nós queremos lá estar porque partilhamos os mesmos valores de quem pratica a modalidade», defende o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro. «Rafaela Costa e Gabriel Ribeiro, dois campeões nacionais da modalidade, são dois reforços de peso neste território, e o objectivo é estarem presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024», salienta.

Go Chill é patrocinador oficial da Liga MEO Surf e da Liga Pro Skate by Go Chill, sendo estes dois universos as suas prioridades. «Queremos, enquanto marca, que os eventos ganhem com a nossa presença. Com isso, trazemos mais público e iremos com certeza beneficiar. Estamos certos de que a experiência offline é uma componente muito importante da nossa estratégia », ressalva o mesmo responsável. Também o apoio à arte ou à cultura urbana se materializou em 2023, com a “Go Artist”, uma série de cinco episódios, na qual a marca colocou à prova alguns talentos de diferentes áreas (pintura, desenho, grafitti, etc.). José Sequeira assume que este é um território onde irão continuar a investir em 2024, querendo «fazer parte da vida da cidade e do ecossistema criativo». Conjugando o consumo on the go com a necessidade de descoberta, as viagens completam este leque de territórios onde a marca quer ter uma presença forte.

PLANOS PARA UM FUTURO PRÓXIMO

Para os restantes meses do ano, a marca continuará a sua missão de levar o conceito de bebida on the go ao público jovem. «Vamos reforçar a nossa presença no mercado, consolidando uma estratégia de 360º, que consiga cobrir todos os pontos de contacto com o consumidor. Neste sentido continuaremos a marcar presença na Liga Pro Skate by Go Chill, ainda com quatro etapas a decorrer, assim como a Liga MEO Surf na derradeira etapa em Peniche e com os nossos embaixadores destas áreas», esclarece José Sequeira. Os planos da marca não ficam por aqui: «Em above the line vamos reforçar a campanha que lançámos em Junho, “Never Still, Always Chill”, e lançaremos em social media uma nova web serie em parceria com uma outra marca. Para além destas actividades, contamos reforçar a nossa presença nos diferentes canais de vendas, de forma a conseguir disponibilizar o nosso produto ao maior número de consumidores possível», conclui o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Chás & Cafés”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

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