Generali Tranquilidade: A força de uma grande presença no mercado segurador
Em Março deste ano demos mais um grande passo na história da nossa marca, agora somos Generali Tranquilidade.
A marca Tranquilidade tem mais de 150 anos de história em Portugal, está gravada na memória dos portugueses, associada ao sentimento de confiança e credibilidade e está agora mais ligada à Generali, uma marca igualmente poderosa, com mais de 190 anos no mercado.
A alteração do branding, neste momento bem visível nas ruas, com as nossas lojas já com a nova imagem, e na campanha que lançámos em Abril, que está em curso, é mais uma etapa num processo de transformação da companhia que teve início com a compra da Tranquilidade pela Generali.
Este processo começou a ser trabalhado cerca de meio ano antes do lançamento. Foram meses de planeamento, com toda a organização focada no objectivo de lançar o co-branding a 6 de Março. Foi um enorme desafio, que envolveu uma grande equipa e mexeu de forma muito directa e até emocional com todos os que trabalham na companhia.
Estas duas marcas, pela sua importância e notoriedade, vão viver lado a lado e, assim, reforçar o seu poder. A marca Tranquilidade é muito conhecida e admirada em Portugal e queremos que os seus atributos passem gradualmente para a Generali Tranquilidade.
O Grupo Generali tem vindo a apostar em Portugal de forma constante e, mesmo, crescente. Já este ano, concluiu-se a operação de aquisição da Liberty Seguros em Portugal, o que demonstra uma forte estratégia de crescimento, mas também uma proximidade e atenção cada vez maiores às necessidades dos clientes.
Neste processo, é normal que a Generali queira reforçar a sua visibilidade no mercado português e esta acção de co-branding acaba por reforçar ambas as marcas.
Na base da nossa ambição está o compromisso de mantermos os valores da marca: a confiança, a qualidade do serviço, a experiência de cliente e a inovação, com as vantagens de pertencermos a um dos maiores grupos mundiais do sector segurador e financeiro.
A Generali Tranquilidade quer ser um parceiro no dia-a-dia dos clientes e cuidar das suas vidas para um futuro mais seguro e sustentável. Este é o motto que nos inspira e guia a todos, e nos motiva a fazer melhor.
Desde 2020, com a integração da Tranquilidade na Generali Seguros, a marca Tranquilidade foi adoptada no continente e na Madeira, tendo-se mantido a marca Açoreana na região dos Açores. Este é o momento de evolução para uma presença mais forte da Generali em Portugal e de valorização da nossa grande marca internacional junto dos colaboradores, clientes e parceiros.
Esta recente mudança para Generali Tranquilidade foi celebrada com um grande evento no MEO Arena, onde reunimos cerca de 3000 colaboradores e parceiros de negócio de todo o País, que vão ser os nossos principais embaixadores na promoção dos valores e do compromisso com a nova marca.
As grandes mudanças que o mercado pode testemunhar são exactamente a mudança de imagem, visível nas campanhas de publicidade e comunicação, e também a alteração gradual do visual das lojas, as nossas e as dos nossos parceiros. O processo de co-branding, que envolve a mudança dos materiais gráficos em mais de 2500 espaços, implica um investimento de três milhões de euros.
Mas, para além destes, é preciso construir a forma intangível como é vista a marca.
No desenvolvimento desta campanha contámos com a Plot, a agência da nossa marca, e nas redes sociais com a Live Content. A imagem corporativa foi desenvolvida pela Kayak.
Em relação ao serviço prestado aos clientes, mantém-se a nossa ambição de constante melhoria, para podermos estar cada vez mais perto das pessoas e responder às suas necessidades, adaptando os nossos produtos e inovando sempre para acompanhar as novas tendências e exigências.
Temos a enorme responsabilidade, perante os nossos mais de dois milhões de clientes, de mantermos os compromissos assumidos e de cultivarmos a nossa relação com as pessoas, melhorando sistematicamente a experiência de cliente através da qualidade dos produtos e do serviço.
Para assinalarmos de forma mais visível ainda esta mudança, lançámos o concurso “O Seu Lugar Seguro”, uma iniciativa que vai levar os clientes particulares da Generali Tranquilidade de férias a dez destinos de sonho.
Até ao dia 7 de Junho, todos os nossos clientes de sempre e mesmo os que se tornem agora nossos clientes podem participar e ganhar “bilhetes duplos” para destinos irrecusáveis, em países onde o Grupo Generali está presente.
O concurso “O Seu Lugar Seguro” faz parte da operação de co-branding da Generali Tranquilidade e reforça o nosso posicionamento de proximidade da marca em relação aos clientes, espelhando a vocação global e a dimensão do Grupo Generali, que está presente em mais de 50 países, em todo o mundo.
Mas, para além desta campanha específica e das acções no terreno, a proximidade com os clientes e potenciais clientes está a ser trabalhada também através dos dois territórios aos quais a nossa marca está associada: a música e o futebol.
A Generali Tranquilidade é a seguradora oficial do Rock in Rio Lisboa. Estivemos neste grande evento de música pela primeira vez, na edição de há dois anos, e foi um enorme sucesso. Também este ano voltamos a ser a seguradora oficial das selecções nacionais de futebol.
Nas seguradoras a proximidade com os clientes é um sério desafio, quando os clientes falam connosco normalmente é porque aconteceu algum evento a resolver, muitas vezes situações difíceis. É por este motivo que estamos a trabalhar o pilar da proximidade.
Acreditamos que estas duas parcerias são virtuosas e nos vão permitir construir coisas importantes para todas as partes e acrescentar o nosso cunho às selecções nacionais de futebol e ao Rock in Rio Lisboa. Vamos construir em conjunto para sermos mais fortes.
Adicionalmente, a Generali Tranquilidade é também mecenas da temporada de música 2023/2024 da Fundação Calouste Gulbenkian, dos concertos do ensemble Divino Sospiro, em Abril e Maio, patrocinadores do concerto e gala da Orquestra Sinfónica Juvenil, em Dezembro, e, nos Açores, do Bliss Vibes, em Junho, e do Angra Jazz, em Outubro.
A cultura, a música, os grandes eventos, o futebol, são formas de nos aproximarmos dos vários segmentos da população e, acreditamos, de ajudar a construir uma sociedade mais envolvida e simultaneamente mais feliz.
Em resumo, todos os dias cada um de nós, em conjunto com as nossas equipas, esforçamo-nos para dar o nosso melhor. Uma pessoa não faz o resultado, o espírito de equipa é o mais importante.
Na Generali Tranquilidade trabalhamos todos para que nos vejam como uma marca de pessoas para pessoas, porque o nosso propósito é melhorar a vida do cliente.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.