Garçom: o empregado de mesa digital português que já tem um pé lá fora

A pandemia e a necessidade de distanciamento levou a agência de comunicação Duzentos e a prestadora de serviços de outsourcing Pentool a criar um empregado de mesa digital. Nasce, assim, o Garçom para tornar mais seguro e simples o atendimento em restaurantes – especialmente numa altura em que o contacto entre pessoas deve ser evitado ao máximo.

Para que não andem ementas de mão em mão e para que o dinheiro e cartões também fiquem de fora da equação, Garçom é um sistema que permite aos clientes pedirem as suas refeições através do smartphone e aos funcionários optimizarem o trabalho desde a cozinha ao serviço de mesa.

De ADN português, o Garçom está já a chamar a atenção de outras empresas lá fora. Segundo a Duzentos, está a ser fechada a internacionalização para dois países europeus, sendo que para a expansão do sistema deverá contribuir também o desenvolvimento de novas funcionaliades.

Está prevista para breve a integração com sistemas de facturação e a disponibilização do Apple Pay como meio de pagamento. Numa próxima verão, o Garçom poderá também ser um assistente pessoal noutros momentos e áreas de actividade para lá da restauração.

«O sistema foi desenhado para ser utilizado sem qualquer tipo de necessidade de explicação ao cliente. Todo o processo é simples, intuitivo e com acesso a ajuda através de um clique em todos os passos», explica Tomás Mendes dos Santos, um dos responsáveis pela ideia, desenho e desenvolvimento do Garçom.

Para já, nos restaurantes, a mecânica é clara: através de um QR Code na mesa, o cliente é encaminhado para a ementa do restaurante. Nesta plataforma, poderá fazer o seu próprio pedido e, no final da refeição, pagar via MB Way.

Leitaria Gourmet e Hamburg, em Lisboa, foram os primeiros restaurantes a receber o Garçom, seguindo-se agora o lançamento oficial. «Trabalhámos ao lado do staff dos restaurantes para perceber as necessidades e os detalhes para criar uma solução adaptada ao dia-a-dia de quem trabalha neste sector», conta João Domingos, responsável pelo desenvolvimento tecnológico.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...