Galeria Óriq em Lisboa recebe exposição “Be F**king Perfect – The Pursuit of Excellence” em Setembro

Entre 15 de Setembro e 15 de Outubro, a Galeria Óriq, em Lisboa, vai receber a exposição “Be F**king Perfect – The Pursuit of Excellence”, que convida “a uma reflexão sobre os limites e os riscos ligados à procura da perfeição humana e aos padrões hegemónicos do corpo-norma proposto pelos media”.

Através da linguagem artística e visual, esta exposição apresenta os resultados do projecto EXCEL – Em busca da Excelência, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores do ICS-UL Instituto de Ciências Sociais e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa coordenado por Chiara Pussetti, doutorada em Antropologia Cultural pela Universidade de Turim, em Itália, e docente no Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa.

Durante os últimos cinco anos, Chiara Pussetti tem-se dedicado a investigar a prática do melhoramento humano em Portugal, abordando temas como as heranças coloniais na indústria da estética, as práticas de anti-envelhecimento, o melhoramento cognitivo, as manipulações hormonais, a bioética, a medicina cosmética e a cirurgia plástica, a realidade DIY (faça você mesmo) e o biohacking.

A exposição apresenta então fotografias das artistas letã Evija Laivina e australiana Jessica Ledwichs dos seus respectivos trabalhos “Everything is Going to Be Awsome”, “Beauty Warriors” e “Fat Series” e “Monstruos-feminine”.

“Be F**king Perfect – The Pursuit of Excellence” dá também a conhecer dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo grupo de investigadores do EXCEL e o documentário em curta-metragem Crónicas da Excelência – Nos Labirintos da (im)Perfeição realizado pelo antropólogo visual e realizador Francesco Dragone.

Acontecerão ainda debates, tertúlias e eventos gratuitos e abertos ao público em geral onde serão abordados os temas centrais do projecto com a presença de investigadores, opinion makers e artistas e intelectuais portugueses e estrangeiros.

Artigos relacionados