Fundação “la Caixa” apoia sete projectos portugueses de biomedicina com um total de 350 mil euros

SaúdeNotícias
Marketeer
04/11/2025
12:38
SaúdeNotícias
Marketeer
04/11/2025
12:38


Partilhar

Já foram apurados os vencedores da edição deste ano do concurso CaixaImpulse, promovido pela Fundação “la Caixa”, que vai apoiar sete projectos biomédicos provenientes de centros de investigação, hospitais e universidades nacionais. Os projectos seleccionados receberam um financiamento total de cerca de 350 mil euros.

Juntando os números dos projectos concorrentes no mercado espanhol, foram seleccionados no concurso CaixaImpulse um total de 31 projectos inovadores, sendo que a Fundação “la Caixa” vai destinar 3,8 milhões de euros a esta iniciativa, que tem como objectivo “acelerar a entrada no mercado destas inovações, aproximando-as dos pacientes que delas possam necessitar”. Além disso, a CaixaImpulse promove a “criação de novos produtos, serviços e empresas ligados às ciências da vida e da saúde”.

Os projectos vencedores em Portugal e Espanha – entre as 428 candidaturas recebidas – foram avaliados por seis painéis de especialistas e profissionais internacionais da área. Entre os seleccionados, vários incidem no tratamento do cancro com soluções inovadoras, por exemplo, mas também há iniciativas na área do tratamento de feridas complexas, na saúde da mulher ou na detecção precoce da esclerose lateral amiotrófica.

No que respeita ao financiamento, os projectos vencedores recebem, em função do grau de maturidade do projecto, entre 50 mil e 500 mil euros para aplicar nos anos seguintes. No caso de Portugal, todos os sete projectos selecionados receberam, cada um, até 50 mil euros. Além do apoio financeiro, beneficiarão de mentoria, consultoria e acompanhamento por parte de especialistas internacionais de diferentes áreas do ecossistema da inovação.

Em Portugal, o concurso CaixaImpulse é realizado em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que nesta edição financia dois dos projectos nacionais seleccionados na fase 1.




Notícias Relacionadas

Ver Mais