Frutorra: Podemos comer frutos secos e ser saudáveis?

Existem profissionais de nutrição que têm vindo a desmistificar alguns mitos em relação aos frutos secos, alertando para os benefícios do consumo destes alimentos. «A melhor forma de evitar conservantes e aditivos é optar por alimentos naturais», dado que os alimentos ultraprocessados contêm substâncias para «aumentar o tempo de vida útil e melhorar o sabor», defende Andreia Agostinho.

Ao comprar frutos secos, a responsável aconselha todas as pessoas a olharem para os rótulos, de modo a verem quais os ingredientes e aditivos utilizados. «A chave para uma alimentação saudável está na moderação e na variedade», sendo que, no que respeita à dosagem, a directora Comercial & Marketing da Frutorra recomenda 30 gramas, o que equivale a «uma mão-cheia». De acordo com Andreia Agostinho, «os frutos secos são uma excelente opção para incorporar numa dieta saudável, devido aos seus benefícios nutricionais». As nozes, avelãs, amêndoas ou pinhões também «ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue».

PREPARAÇÃO E BENEFÍCIOS DO CONSUMO

Com diferentes formas de preparação, estes são alimentos que «promovem a saciedade e fornecem energia de forma mais duradoura », explica. Segundo a própria, os frutos secos sem conservantes «são boas opções para lanches saudáveis ou para serem adicionados a saladas». Além disso, a directora Comercial & Marketing da Frutorra refere que os frutos secos podem ser picados e adicionados a pães, bolos ou biscoitos para aumentar o valor nutricional das receitas.

No que respeita às pessoas com uma dieta vegetariana, Andreia Agostinho defende que os frutos secos também são «uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais», tendo sido uma das últimas apostas da marca o lançamento do Veggie Mix. Já quanto à alimentação das crianças, é uma boa opção a introdução gradual na alimentação de manteiga de amendoim, os pistachios ou as amêndoas, assim como óleos à base de frutos secos. Relativamente a outras utilizações, Andreia Agostinho sugere misturas de frutos secos para saladas, que permitem «enriquecer de forma rápida e fácil qualquer salada.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Alimentação Saudável”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

Artigos relacionados