“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Samuel Andrês

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Samuel Andrês (realizador/fotógrafo/editor) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

Não consigo escolher um só projecto, pois cada um encaixa numa categoria diferente:

1) A melhor coisa que já fiz na Escola de Cinema foi ignorar o conselho de um professor que me disse para não realizar uma curta-metragem de final de ano tão complicada como a que eu pretendia fazer. Graças a isso realizei uma curta com uma história básica mas com uma cena de acção que impressionou imenso e que me arranjou trabalho na SIC Radical. Foi basicamente o inicio da minha carreir;

2) A melhor coisa que já fiz sem um argumento (e basicamente de improviso) foi uma curta-metragem chamada “Chaos et Equilibrium”. Foi extremamente bem recebida, fez parte da selecção oficial do único festival para onde a enviei, a New York Portuguese Film Festival;

3) A melhor coisa que fiz e que se tornou bem pública e viral foi o anúncio para a Mega Hits, que passou nos mais variados canais incluindo MTV, FOX, AXN e Canal Hollywood. Recebeu também o prémio da Meios e Publicidade.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Está em desenvolvimento neste momento e pretende mudar a forma como se olha para o cinema em Portugal. Não sei se conseguirei, mas tenho essa ambição.

Porque é que te devem contratar?

Vou ter que colocar a modéstica de parte para esta resposta: flexibilidade, criatividade e ambição. Seja a fazer Cinema, TV, Publicidade, Music Videos ou Photoshoots. Gosto e cresço com a experiência de estar nos mais variados sets, de trabalhar em equipa e respeitar e elevar o trabalho de todos, o máximo que conseguir. Gosto de marcar a diferença e realizar trabalhos fora do comum, mas memoráveis. Projectos que deixem as pessoas a pensar no que viram e a comentá-los com amigos e conhecidos.
Gosto de me deparar com desafios e encontrar soluções eficazes o mais depressa possível.

Liderar projectos acaba por ser isso: encontrar soluções. Mas todas essas soluções terão que estar bem filmadas ou fotografadas, a fim de serem únicas. Tento ser 100% original. Pretendo ser reconhecido no meu próprio estilo, e, por conseguinte, elevar o projecto ou a marca para algo com a sua própria linguagem.

Artigos relacionados