“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Júnio Campos Freire

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Júnio Campos Freire (digital designer) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

Foi, sem dúvida, ser o responsável pela criação da comunicação digital e impressa da programação dos “25 Anos no Seu Coração” do Shopping Cidade do Porto, em Dezembro de 2019. Esta programação assinalava, em conjunto, a celebração/entrada da época natalícia e os 25 anos de um shopping tão simbólico da região do Porto. Foi certamente o meu maior trabalho, o mais ambicioso, o que mais gozo me deu fazer e também o que teve mais impacto na minha carreira até ao momento.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Gostava imenso de trabalhar num departamento de comunicação de uma equipa de futebol profissional ou então em conjunto com algum interveniente desportivo. Ainda não consegui entrar num projecto desportivo e aliar assim as minhas duas maiores paixões: o design e o futebol/desporto. É realmente o meu maior objectivo.

Porque é que te devem contratar?

Além de uma grande paixão e entusiasmo pelo que faço, estou sempre à procura de fazer mais e melhor. Procuro sempre aprender e estar actualizado neste universo da comunicaçã que, como sabemos, está sempre em constante actualização. Pretendo garantir que o meu cliente realmente gosta da imagem da sua marca e, sobretudo, que seja reconhecida.

Como vês a situação actual que vivemos?

Ninguém esperava que o mundo parasse de um momento para o outro, o que nos levou a mudar e a adaptar a esta nova realidade. É uma fase de mudanças para todos. Creio que vamos todos sair mais fortes desta situação e criar novas formas de contacto e de trabalho.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Sou freelancer desde 2016, desde que terminei a minha licenciatura. A necessidade de criar, ganhar experiência e ampliar o meu portfolio foi o que me fez decidir seguir pela via de freelancer.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

Ser freelancer tem as suas vantagens. Como por exemplo, a flexibilidade de horários – apesar de termos de cumprir os prazos -; podemos também trabalhar onde quisermos, todos os dias podemos mudar de “escritório”. É muito vantajoso porque também nos faz evoluir, adquirir conhecimento de outras áreas e ganhar experiência, bem como, conhecer novas pessoas, criar
networking. A parte menos vantajosa de se ser freelancer é por vezes não sabermos como vai ser o nosso mês, é imprevisível.

Para conhecer melhor Júnio Campos Freire:

Artigos relacionados