“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Louise Kanefuku

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Louise Kanefuku (ilustradora, designer e artista) é a mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é o trabalho de que mais te orgulhas?

Um desenho autoral de uma baleia feita em grafite. O trabalho chama-se “I wish I was a whale” e reflete a minha saudade e a sensação de isolamento que tive na chegada ao Porto. Adoro esta cidade, mas a experiência de ser estrangeira provoca esse sentimento em nós. É algo natural. O desenho é bastante realista e foi feito num papel com as dimensões de 2 m por 1,5 m.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Gostaria de fazer um projecto de ilustração, infantil ou editorial. São áreas que sempre gostei mas por algum motivo acabei por não desenvolver muito.

Porque é que te devem contratar?

Porque procuro escutar e atender o cliente da melhor forma, tentando perceber o que ele precisa, além daquelo que quer. Como possuo um percurso como artista, procuro usar essa habilidade e sensibilidade, acho que isso pode ser um diferencial.

Como vês a situação actual?

É uma situação que exige muito de todos em diversos sentidos – psicológico, emocional e financeiro. Além de ser uma situação que nenhum de nós viveu antes, o que provoca em todos muita insegurança. Espero que possamos sair o quanto antes dessa experiência mais fortes e mais atentos uns aos outros.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Desde 2012, quando quis ter um regime de trabalho com que pudesse conciliar os meus projectos pessoais. Queria dedicar mais tempo às artes e vi que isso não seria possível em um emprego convencional. Desde então, alterno períodos como freelancer independente ou alocada.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

A maior vantagem é a autonomia, poder escolher o horário e o local de trabalho, o tipo de projecto e quanto tempo vamos despender nele. Em agências ou empresas, dedicar muito tempo a um projecto torna-o inviável financeiramente. Como freelancer temos mais flexibilidade nesse sentido. As desvantagens são a instabilidade e não ter um instrutor. Não temos muito controle sobre o volume e a constância de trabalhos e temos de encontrar formas de melhorar o trabalho sozinhos. É bastante desafiador.

Artigos relacionados