Filme dos anos 60 inspira nova carta do restaurante Il Gattopardo
Recorda-se do filme “Il Gattopardo”, de Luchino Visconti, que estreou em 1963? A história do príncipe Don Fabrizio é agora reinterpretada à mesa do hotel Dom Pedro, em Lisboa: o restaurante Il Gattopardo vai reabrir para jantares e apresenta uma nova carta inspirada no filme homónimo.
O menu de degustação mais tradicional e aristocrata desta reformulação é o “Don Fabrizio Corbera, principe di Salina”, ao passo que o mais jovem e pragmático é o “Don Tancredi Falconeri”.
Quem optar pelo primeiro pode contar com cozinha clássica italiana, que vai buscar o lado tradicionalista e conservador da personagem principal do filme. Disponível por 45 euros por pessoa, é composto por Pão, azeite extra virgem, manteiga aromatizada e amuse-bouche do Chef; Carpaccio (Lombo de Cachena DOP, pinhão, trufa negra e gelado de parmesão); Vitello Tonnato (Vitela Barrosã DOP, molho tonnato e alcaparras); Alla Carbonara (Spaghetti Monograno Felicetti, toucinho e queijo pecorino romano); Risotto zaferano (Tártaro de Carabineiro e creme de pistachio); Pesce alla pizzaiola (Peixe Galo, azeitona, tomate e mozzarella); Panna Cotta (Frutos vermelhos em várias texturas); eCafé Finezzo e amaretos.
Por outro lado, quem escolher o menu “Don Tancredi Falconeri” será brindado com jovialidade, frescura e progressismo, também em alusão a uma das personagens da película. Custa 60 euros por pessoa e inclui Pão, azeite extra virgem, manteiga aromatizada e amuse-bouche do Chef; Polenta cremosa con Chiocciola (Polenta cremosa com escargots); Crema di pomodoro arrosto, stracciatella e salsa al basilico (Sopa fria de tomate, stracciatella e caldo de manjericão); Tonno scottato in crosta verde (Scotatto com crosta verde); Ravioli coda di manzo, fonduta di parmigiano (Ravioli de rabo de boi e fondue de parmesão); Avocado Gamberetti rosso (Abacate e Carabineiro); Pargo alla griglia con asparagi, uova di capelin, brodo di pesce (Pargo alla griglia com espargo, ovas de capelin e caldo de peixe); Filetto di vitelo Cachena DOP (Lombo de vitela Cachena DOP com especiarias, puré de batata e rábano silvestre, coulis de uva e mostarda de fruta); Tiramisù; e Café Finezzo e amaretos.
“Muda-se a carta, cria-se novos momentos de refeição, sempre com aromas e sabores de Itália”, indica o restaurante, em comunicado, sublinhando ainda que os ingredientes provêm de fornecedores e produtores locais, reduzindo as cadeias de transporte. O restaurante Il Gattopardo está agora aberto de segunda a sexta-feira para almoços, das 12h30 às 15h30, e de terça-feira a sábado, para jantar, das 19h30 às 22h30.