Festival Sidrama regressa a Ponte de Lima com mais de 100 sidras e bebidas do pomar
É já nos próximos dias 25, 26 e 27 de Agosto que o Festival Sidrama regressa a Ponte de Lima para a sua 2.ª edição. Este ano são mais de 100 sidras e bebidas do pomar de mais de 25 produtores nacionais e internacionais que marcam presença no evento a decorrer no centro histórico da localidade.
Entre os novos projectos portugueses destacam-se a Sidrada do Bombarral, a transmontana Sidra Alfa, Duura, de Vila Verde, ou a Quinta da Moscadinha, da Ilha da Madeira, a Boazona e a Vadia, do centro do País. A organização salienta ainda o projecto de restauração Celta Endovélico do Porto, a Zidra Romã e a limiana Nua, uma marca da “casa”.
Quanto a produtores internacionais, confirmam-se participações das regiões sidreiras de Itália, Suécia, Letónia, Noruega, Inglaterra e Áustria, às quais se juntam as regiões espanholas da Cantábria, Galiza, Astúrias e País Basco. Chegam também as sidras da África do Sul.
Para harmonizar com todos estes sabores do pomar, o recinto à beira do Rio Lima conta com uma oferta de comida de rua escolhida para a ocasião. E, no decorrer do certame, a organização também apresenta um petisco exclusivamente criado para acompanhar sidras, pela mão do Portal da Sidra.
Do programa do festival fazem ainda parte duas master classes sobre sidra e harmonizações gastronómicas. A programação musical está a cargo de bandas como Morherfluters, Djalmados e Toque Social e dos DJs Ricardo Beja, Fino o Português Suave, Mok Groove, Sergio Bastos e Carlos Fontoura.
Na agenda prevê-se ainda uma visita dos produtores convidados ao Mosteiro de Refóios onde a Escola Agrária de Ponte de Lima preserva e tem identificado todo o ADN das maçãs do Vale do Lima.
O acesso ao evento e espectáculos é gratuito. Para consumir, existem duas medidas de copos: a de “Prova” (menor quantidade), com valores entre 1 e 1,5 euros, e “Cheio”, com preços entre os 2 e 4 euros, com algumas mais raras a custar entre 4 e 6 euros. Também estarão disponíveis garrafas e latas, para o visitante poder adquirir e levar para casa ou oferecer, com preços promocionais do festival.