Festival no Algarve celebra fim das vindimas com música e colheita especial
Não há nada a fazer. O Verão terminou e, com ele, também as vindimas chegam ao fim, momento que é celebrado pelo produtor algarvio Morgado do Quintão com um evento especial: nos próximos dias 9 e 10, acontece a primeira edição do Harfeast, ciclo de concertos e experiências gastronómicas pensado para dizer adeus a uma das etapas mais importantes da produção de vinho.
O Hartfeast vai acontecer na herdade do Morgado do Quintão, em Lagoa, e promete vinhos, petiscos, produtos locais, música ao vivo e boa conversa. De acordo com a organização, o evento “resulta da vontade de partilhar o que já se conquistou no Morgado do Quintão, desde a primeira vindima em 2016”, sempre com o propósito de regenerar e dinamizar o vinho do Algarve.
Os lugares são limitados e os bilhetes já estão à venda. Quem quiser pode optar por participar apenas no sábado ou garantir também uma cadeira no almoço de domingo.
No sábado, dia 9, os portões abrem às 17h, com o pôr-do-sol a banhar a preparação do porto ibérico no espeto e a servir de cenário ao concerto de Tomás Cunha Ferreira & Branca – duo musical de pai e filha que vão buscar inspiração a nomes como Stevie Wonder, Stevie Nick ou Rita Lee. Logo depois, sobem a palco Os Compotas, banda mais virada para a música Soul e Funk.
A noite de sábado é acompanhada por Palhete ‘19 (Crato Branco & Negramole), vinho do Morgado do Quintão que será servido durante os concertos e a refeição.
No domingo, dia 10, o plano é outro: sob uma oliveira com dois mil anos, o chef André Fernandes, do restaurante Attla, em Lisboa, irá preparar um almoço especial, harmonizado com os vinhos premiados do Morgado do Quintão. Depois, terá lugar uma vindima de celebração, com a duração de cerca de 15 minutos, que servirá de ponto de partida para um novo produto, o Colheita Tardia 2021.
«Tanto a nossa comunidade como o nosso legado são importantes para nós. Passados cinco anos, achamos que chegou o momento para celebrar o que fizemos até aqui. Por isso, criámos o Harfeast, o nosso evento de final de vindima, onde pretendemos reunir a nossa comunidade, todos aqueles que nos ajudaram a levar mais longe o nosso trabalho no Morgado do Quintão e todos os amantes de gastronomia e vinho», sublinha Filipe Caldas de Vasconcellos, guardião da quinta.