Festival Irreverente de Improviso chega a Lisboa em Julho
O Festival Internacional de Improviso Irreverente vai chegar a Portugal e Lisboa é a cidade escolhida para o acolher. A estreia do evento luso-brasileiro dá-se a 26 de Julho e prolonga-se até dia 30, marcando presença no Centro Cultural de Moscavide.
Ao longo de cinco dias, tudo vai girar em torno da improvisação, com várias actividades: de espectáculos a workshops com professores que vêm de diferentes continentes, mesas-redondas, jam sessions em piqueniques, convívio, passeios turísticos e muitas mais.
Ao todo, são 17 workshops com professores a chegar de países tão distintos como Portugal, Colômbia, Estados Unidos da América, Argentina, Israel, Holanda ou China, por exemplo. Todos com perspectivas diferentes sobre a arte de improvisar, com foco na música, na dança, em técnicas de clown ou até em como improvisar personagens vilãs em teatro.
«A comunidade de improviso em Portugal tem crescido bastante, com vários grupos de qualidade e/ou apenas curiosos. O Irreverente pretende promover a partilha entre a comunidade e trazer outras experiências de fora, para que possa crescer. Sejam improvisadores experientes, iniciantes ou apenas curiosos, há lugar no Irreverente para quem quiser, seja nos workshops, seja a assistir aos espectáculos com grupos nacionais e estrangeiros», comenta, em comunicado, Luana Proença, curadora do festival.