Festival dos Canais leva 5 dias de música, dança, teatro e circo a Aveiro
Durante cinco dias, Aveiro será palco do Festival dos Canais 2023, um evento gratuito, que inclui música, dança, teatro, circo contemporâneo e performances de rua. De 12 a 16 de Julho, a iniciativa promete celebrar a cultura com 52 espectáculos e 111 acções culturais, nos quais se incluem 12 estreias em Portugal, com artistas de nove nacionalidades.
Entre os eventos que decorrem nesta edição de 2023, destaque para os concertos de Camané, Ricardo Ribeiro e António Zambujo, que se juntam para cantar clássicos da música brasileira. O trio irá actuar no palco do Cais da Fonte Nova, no domingo, dia 16 de Julho.
Também os D.A.M.A marcarão presença no mesmo palco, desta vez com Buba Espinho a seu lado, assim como a Banda Sinfónica Portuguesa, o saxofonista Henk Van Twillert e a formação Vento do Norte, numa actuação inspirada no pintor Pieter Mondrian. Nos concertos de final de tarde, no palco Música ao Pôr do Sol, estarão Wolf Manhattan, Da Chick, S. Pedro e The Lemon Lovers.
O Chefs on Fire integra também a programação do Festival dos Canais, realizando-se pela primeira vez fora da Área Metropolitana de Lisboa. O evento gastronómico convida chefs a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha. João Cura (Almeja), César Vitorino (Foco), Cristiano Barata (O Mercantel), Luís Gaspar (Sala de Corte), Pedro Braga (Mito) e Rafaela Louzada (Gruta) são os chefs que irão dar a conhecer, entre 14 e 16 de Julho, ao almoço e ao jantar, o que de melhor se cozinha na Região de Aveiro e no Centro de Portugal.
Noutros campos artísticos, e entre centenas de actuações de artistas nacionais e internacionais, irá estrear em Portugal o espectáculo “Sylphes”, da companhia espanhola e argentina Aerial Strada, com uma actuação sobre a água, no dia 15 de Junho. A performance irá decorrer ao longo do Canal Central e culmina no Cais da Fonte Nova, com momentos de acrobacia, suspensão, luz, cor, música e seres misteriosos que dançam com a lua.
Numa junção de fogo e percussão, outra das estreias em Portugal é “Symfeuny”, da companhia basca Deabru Beltzak. O espectáculo, que poderá ser visto nas noites de 14 e 15 de Julho desde a Praça da República até à Praça Marquês de Pombal, cria um conjunto de cores, aromas, ritmos, luz e fogo, em interacção com o público e transformando as ruas numa festa.