Fábrica do Azeite abre portas na baixa portuense para mostrar o “ouro verde” do Norte
Há agora no Porto uma Fábrica do Azeite, que tem como objectivo ser não só uma loja, mas também uma embaixadora da segunda maior região produtora deste “ouro verde”.
O azeite biológico de Trás-os-Montes e Alto-Douro é a personagem principal do novo espaço, sobretudo da marca Acushla (que sai da Quinta do Prado, em Vila Flor), mas o escaparate terá permanentemente em mostra outros produtos, sobretudo transmontanos e durienses, para venda e degustação. Entre eles encontram-se o mel, os queijos, os vinhos, os frutos secos e as compotas.
Nesta loja, os clientes podem ver a produção de azeite in loco (em horários previamente definidos) – desde a entrada da azeitona até à saída do líquido – e fazer a prova imediatamente a seguir devido à presença de um “lagar compacto” no espaço.
«A Fábrica do Azeite existe para dar destaque transversal ao azeite, uma das culturas mais proeminentes da região, e que é fundamental para a sua economia. Este investimento surge na linha da estratégia de expansão da nossa marca, mas pretende também servir de vitrina para outras marcas transmontanas e durienses, inclusivamente de azeite», assegura Joaquim Moreira, administrador da Acushla.