Exposição sobre a história de Coco Chanel chega ao Centro Cultural de Cascais
O Centro Cultural de Cascais está prestes a inaugurar a exposição “Coco Chanel, além da moda”, acerca da trajectória da designer de moda francesa. A história é contada a partir das suas fotografias pessoais, de obras de arte – representativas das vanguardas artísticas de Paris do século XX – e de peças de vestuário que ostentam a camélia, flor símbolo da marca fundada por Gabrielle “Coco” Chanel.
A exposição, inédita em Portugal, é apresentada em exclusivo pela Fundação D. Luís I com o apoio da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da programação do Bairro dos Museus, e estará patente de 20 de Julho a 3 de Novembro de 2024 no Centro Cultural de Cascais.
O público não só poderá ver algumas das suas fotografias pessoais, mas ainda obras de alguns dos artistas com quem Chanel partilhou paixões, interesses e inspirações na Paris das primeiras décadas do século passado.
Do cubismo, ao dadaísmo e ao surrealismo, os movimentos que ali surgiram foram decisivos em todas as disciplinas, da moda à arquitectura, da dança, ao teatro à literatura.
«Nesse sentido, Chanel soube aproveitar todas as fontes ao seu redor e interagiu intensamente com os mais destacados criadores e intelectuais do seu tempo», observa, em comunicado, Maria Toral, curadora da exposição.
O valor da entrada é de 5 euros.