Apenas 23,6% das empresas portuguesas usam publicidade online

Notícias
Marketeer
10/09/2025
14:35
Notícias
Marketeer
10/09/2025
14:35


Partilhar

De acordo com dados recentes divulgados pela Eurostat e reportados pela Euronews, cerca de 32,6% das empresas na União Europeia utilizaram publicidade online em 2024, com Malta, Finlândia e Chipre a destacarem-se como os maiores utilizadores desta estratégia digital.

Malta assume a liderança na UE, com mais de 60% das empresas a recorrerem ao marketing digital para promover os seus produtos e serviços. Na Finlândia e em Chipre, quase metade das empresas (49,8% e 49,4%, respetivamente) já utilizam anúncios online. Por outro lado, países como Roménia, Polónia e Portugal ficam muito atrás, com menos de um quarto das empresas a adotarem estas práticas (22,8%, 23,2% e 23,6%, respetivamente).

A publicidade contextual é a técnica mais utilizada, com três quartos das empresas a recorrerem a esta forma de publicidade, que se baseia na análise das palavras-chave e conteúdos visualizados pelos utilizadores para apresentar anúncios relevantes.

Além disso, 44,3% das empresas usam geo-targeting, que utiliza a localização geográfica (como endereços IP) para entregar anúncios personalizados consoante a região do utilizador. O targeting comportamental, que aproveita dados recolhidos por cookies para alinhar os anúncios com interesses e hábitos dos consumidores, é utilizado por 41,6% das empresas.

O estudo revela ainda que 45,3% das empresas adotam outros métodos de publicidade direcionada, incluindo campanhas em websites com características demográficas específicas, anúncios pagos em artigos ou vídeos, e parcerias remuneradas com YouTubers e influencers.

Os dados provêm de um inquérito da UE realizado em 2024 sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e comércio eletrónico em empresas com pelo menos 10 funcionários ou trabalhadores independentes.

Este relatório da Eurostat, partilhado pela Euronews, destaca o crescimento e a diversificação da publicidade digital na Europa, evidenciando, ao mesmo tempo, as disparidades entre os países no que toca à adoção destas práticas.




Notícias Relacionadas

Ver Mais