EUA abrem caminho para fusão de 8 mil milhões de dólares entre a Paramount e a Skydance

Notícias
Marketeer
25/07/2025
12:28
Notícias
Marketeer
25/07/2025
12:28


Partilhar

A fusão de 8,4 mil milhões de dólares entre a Paramount Global (PARA.O) e a Skydance Media obteve a aprovação das entidades reguladoras dos EUA, abrindo caminho para uma venda que evoluiu para um conflito sobre a liberdade de imprensa na era do presidente Donald Trump, revela a Reuters.

O acordo colocará propriedades de entretenimento conhecidas, incluindo a cadeia de televisão aberta CBS, a Paramount Pictures e o canal de cabo Nickelodeon, sob a propriedade do herdeiro da tecnologia David Ellison.

A Paramount pagou 16 milhões de dólares este mês numa polémica ação para pôr fim a um processo movido por Trump contra a empresa e a CBS News, gerando acusações de que esta pagou efetivamente pela aprovação da fusão.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou o acordo numa votação partidária de 2-1, que permite a transferência das estações de televisão da CBS. O presidente da FCC, Brendan Carr, nomeado pelo republicano Trump, disse que a agência recebeu garantias dos novos proprietários de que estavam empenhados num jornalismo imparcial.

A democrata Anna Gomez, dissidente da FCC, acusou a Paramount de “capitulação cobarde” à administração Trump. Ela disse ainda que a FCC estava a impor “controlos nunca antes vistos sobre as decisões da redação”.

A CBS News foi uma das várias organizações noticiosas que Trump atacou pelo que considerou ser uma cobertura desfavorável. A Paramount pagou a Trump para terminar um processo que este moveu sobre a edição, pela CBS, de uma entrevista no programa “60 Minutes” com a sua adversária democrata, Kamala Harris.

Trump, que acusa frequentemente os órgãos de comunicação social de parcialidade liberal e “fake news”, argumentou que a edição foi planeada para fazer Harris parecer bem-sucedida. Os advogados da Primeira Emenda disseram que o processo não tinha mérito.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais