Estranho? Talvez, mas as avaliações negativas dos consumidores podem (mesmo) aumentar as vendas

Notícias
Sandra M. Pinto
24/10/2025
14:40
Notícias
Sandra M. Pinto
24/10/2025
14:40


Partilhar

Um estudo realizado pela impact.com em parceria com a EMARKETER revela que as avaliações mais autênticas de criadores de conteúdo podem aumentar significativamente a probabilidade de os consumidores comprarem produtos recomendados. De acordo com a pesquisa, 34% dos utilizadores de redes sociais afirmam que estariam mais dispostos a adquirir produtos com base nas recomendações de criadores se essas avaliações fossem mais genuínas, incluindo também opiniões negativas. A transparência e a autenticidade nas avaliações estão, assim, a tornar-se fatores decisivos para a confiança dos consumidores.

Além disso, o estudo revela outros dados importantes sobre as novas tendências de compras sociais.

Cerca de 56% dos consumidores que compraram produtos após verem conteúdo de criadores fizeram-no diretamente nas lojas integradas nas plataformas, como a TikTok Shop. Este dado sublinha a importância crescente das plataformas de redes sociais no processo de compra. O estudo ainda aponta que 11% dos consumidores realizaram compras durante eventos de compras ao vivo transmitidos pelos criadores. Esta interatividade em tempo real está a transformar a experiência de compra e a tornar as marcas mais próximas dos consumidores.

Esses dados mostram que os criadores de conteúdo estão a desempenhar um papel fundamental no aumento da notoriedade das marcas e na geração de vendas. O estudo também destaca como as campanhas lideradas por criadores estão a redefinir as normas de marketing digital, com os consumidores cada vez mais à procura de experiências de compra autênticas e interativas.

As marcas que desejam alcançar o público de forma eficaz precisam agora ajustar as suas estratégias, incorporando uma abordagem mais genuína e transparente nas suas campanhas de marketing de influência.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais