Está “sex-fit”? 4 dicas para se manter em forma

“Estar em boa forma física melhora a performance sexual, mas nem todos os treinos são iguais.” O alerta é deixado pela Lelo, marca sueca especializada no bem-estar e prazer sexual, que decidiu partilhar com os portugueses algumas dicas para se prepararem da melhor forma possível para os momentos passados entre os lençóis (e não só).

Segundo a Lelo, o sexo não tem de ser sempre veloz, duro ou atlético e o ritmo deve ser determinado “pelo fluxo natural da paixão e não pela falta de capacidade física”. Falta de ar durante as relações sexuais não é um bom sinal. Se é esse o caso, está na altura de começar a exercitar.

Para se ser “sex-fit” – expressão usada pela insígnia – é necessário apostar numa actividade física regular, que seja pelo menos igual ou, de preferência, fisicamente mais intensa do que o sexo em si. Eis 4 dicas da Lelo para ficar em forma:

Exercício Aeróbico Vs Anaeróbico

Colocando de forma muito simples, o exercício pode ser dividido em duas categorias: aeróbico e anaeróbico. A actividade aeróbica permite que o ritmo de respiração se adapte a treinos mais prolongados. Actividades como natação, jogging, ou andar de bicicleta encaixam neste tipo de treino.

A actividade anaeróbica está associada ao treino de alta intensidade. É intensa, funcional e pode até ser divertida, mas é pouco provável que se consiga manter em intervalos superiores a 10 minutos de cada vez. Dependendo do indivíduo, actividades como o sprint, flexões rápidas, elevações rápidas, entre outras, conseguem atingir este resultado.

A linha que divide estes dois tipos de actividade não é clara, uma vez que o que é considerado jogging para uma pessoa pode ser considerado um sprint para outra. Relativamente ao sexo deverá pretender manter-se aeróbico a maior parte do tempo. A capacidade de manter a respiração controlada é a mãe da performance sexual.

A Magia Anaeróbia

Mas isto significa que não precisa de exercício aeróbico para estimular a sua aptidão sexual? Não. Até mesmo indivíduos em muito boa forma frequentemente descuram os benefícios do exercício aeróbico. Puxar a capacidade respiratória ao limite traz muitas vantagens, como uma forma de força muscular diferente e um estímulo radical ao seu metabolismo. Mas, principalmente, irá aumentar o VO₂ máximo, ou seja, a capacidade do corpo usar oxigénio durante qualquer atividade, incluindo o sexo. É ainda importante salientar que, quando não se tem muito tempo para fazer exercício, o treino anaeróbico irá melhorar a capacidade física mais rapidamente do que o aeróbico.

Se é preciso ajuda para acelerar a respiração e estiver sozinho em casa, a Lelo recomenda a masturbação, eventualmente com recurso a brinquedos sexuais como o Sila – que permite atingir o clímax com ondas que provocam vibrações da cabeça aos pés.

Fitness Orgânico

Estar em boa forma física para fazer sexo envolve diferentes aspectos, da resistência ao vigor, ao ter um corpo com o qual se sinta confortável para amar. Sendo assim, a melhor forma de nos prepararmos para o acto sexual será mantermo-nos em boa forma, seguindo a linha do Fitness Orgânico. Se este termo trouxer dúvidas, basta pensar em tudo na perspectiva de um modo de vida mais natural, um pouco mais bravia. No tempo dos povos nómadas, por exemplo, estes teriam de correr para fugir de animais selvagens, baixar-se para apanhar alimentos do chão, subir a árvores e montanhas, rastejar, andar, nadar… E assim sucessivamente.

Não temos de ser os mais rápidos, os melhores alpinistas, os mais fortes a levantar pesos, mas podemos ser suficientemente bons em cada uma destas actividades para estar em forma. E a vida sexual irá colher enormes benefícios. A levar em consideração é que um treino não tem de ser sempre muito pesado: mini-treinos regulares poderão recolher benefícios surpreendentes.

Manter a versatilidade

Provavelmente, a melhor solução para se manter em forma para a actividade sexual será manter a versatilidade nos treinos. Trabalhar a força muscular irá permitir gozar de um espectro mais alargado de posições sexuais, manter o corpo tonificado, sentir-se mais sexy, impulsionar a libido e melhorar o estado de espírito. Bons treinos poderão incluir levantamento de pesos, treinos funcionais e de alta intensidade. Trabalhar a resistência irá permitir uma performance mais duradoura e controlar melhor a capacidade de atingir o orgasmo. Correr, nadar e andar de bicicleta são também actividades que ajudam a atingir este objectivo.

Aumentar a flexibilidade vai oferecer a possibilidade de explorar poses invulgares e garantir maior conforto ao manter posições por períodos de tempo prolongados. Yoga, pilates e artes marciais são excelentes formas de manter um corpo flexível.

Há também um conjunto de exercícios especializados (que são muitas vezes ignorados) para estimular estruturas específicas, muito úteis para o sexo. Os exercícios de Kegel, com ou sem dispositivos para treino do pavimento pélvico, encaixam nesta lista na perfeição. Além destes, há ainda várias práticas do universo do yoga, taoismo e kriyas tântricos que irão apoiar esta ligação ao corpo e ao lado sexual.

Artigos relacionados