Esta plataforma permite gerir viagens de negócios de forma gratuita. Já fez check-in?
O mercado das viagens de negócios em Portugal vale cerca de mil milhões de euros, de acordo com os dados da Global Business Travel Association (GBTA). No entanto, muitas pequenas empresas não têm acesso a plataformas automatizadas para a gestão das suas viagens. A pensar neste target, a Consultia Business Travel lançou uma versão gratuita da sua plataforma de gestão integrada de viagens corporativas Destinux.
A Destinux é uma plataforma que permite digitalizar a gestão de viagens de negócios, desde a estruturação e atribuição de despesas – com autorizações automatizadas e relatórios de consumo online – até ao acesso a uma variedade de escolha de produtos na hora de viajar. Além disso, disponibiliza um Personal Travel Assistant que aconselha e resolve os imprevistos que possam surgir durante a viagem. De acordo com a Consultia Business Travel, startup espanhola que está presente no mercado português desde 2021, esta plataforma permite reduzir o orçamento de viagens até 20%.
A partir de agora, esta solução está disponível de forma gratuita para as empresas portuguesas. Ao assinarem o plano Freemium, as empresas podem aceder aos serviços básicos da Destinux sem custos de subscrição, tendo acesso gratuito ao módulo de reservas Destinux – é apenas cobrada uma taxa automática por cada reserva de voo e de comboio.
«A versão Destinux Freemium foi criada com o objectivo de responder às necessidades de um segmento de mercado que não trabalha com nenhuma agência, mas gere as suas viagens internamente, investindo tempo e recursos sem profissionalizar esta área. Destina-se a pequenas empresas e trabalhadores independentes», afirma em entrevista à Marketeer Carlos Martinez, CEO da Consultia Business Travel. «O nosso objectivo é democratizar o Destinux, para que todas as empresas que têm de viajar por motivos de negócios, qualquer que seja a sua dimensão e quaisquer que sejam as suas necessidades, possam começar a beneficiar desta solução», acrescenta.
Já o pacote Destinux Premium permite que os clientes contratem uma gama de serviços a partir de 49 euros por mês – no caso de empresas com um orçamento de viagens corporativas inferior a 40 mil euros por ano. As vantagens deste plano incluem: autorizações automatizadas; atribuição de despesas e orçamento a departamentos específicos; cálculo do retorno de investimento (ROI) das viagens; digitalização das despesas de deslocação, reduzindo a utilização de papel; entre outras. «Esta versão destina-se a empresas de todo o mundo que necessitam de digitalizar e automatizar a sua gestão de viagens, permitindo-lhes eliminar problemas de incompatibilidades, falta de consolidação e insatisfação da equipa envolvida nas tarefas ou da equipa que viaja», frisa Carlos Martinez.
Quinta Do Crasto, Quinta do Vallado, Pamafe IT e Medline são apenas algumas das empresas que recorrem à plataforma Destinux.
Em entrevista, o CEO da Consultia Business Travel desvenda ainda algumas das tendências do mercado nacional de viagens corporativas.
A Destinux é uma plataforma de gestão integrada de viagens corporativas. A que necessidades das empresas procura dar resposta?
As quatro necessidades básicas que as empresas continuam a exigir na organização e gestão das suas viagens corporativas e que precisam de satisfazer são:
• Maior necessidade de eficiência: utilizar menos recursos e aumentar a poupança e a produtividade da empresa. Isso é conseguido através da digitalização e automatização dos processos envolvidos na gestão de viagens;
• A necessidade de obter maior controlo de orçamentos e custos e de ter uma visão estratégica das viagens: as empresas perceberam a necessidade de alinhar o investimento em viagens com os objectivos para obter ROI em tempo real e ter ferramentas para serem ágeis e poderem tomar decisões em momentos críticos;
• Maior atenção humana, pessoal e rápida: depois da situação vivida nos últimos anos e com a redução do quadro de profissionais do sector, em consequência da redução das viagens durante a pandemia, os viajantes exigem, mais do que nunca, uma atenção personalizada e profissional que lhes proporcione soluções ou cuidados para possíveis incidentes ou emergências nas suas viagens;
• Viagens mais sustentáveis: a pegada de carbono das viagens não é uma excepção para as empresas e, tal como noutras áreas de impacto ambiental, também procuram formas de obter um impacto neutro nas suas viagens.
Quais as principais tendências actuais neste sector?
Dados da Global Business Travel Association (GBTA) confirmam que 82% dos viajantes de negócios europeus querem combinar o trabalho com o lazer e 40% das empresas já receberam pedidos nesse sentido.
O que vemos nos nossos clientes é que as viagens passam a ser planeadas com maior intencionalidade, para abranger vários objectivos e não apenas um. Como consequência, e conforme confirmado pelos dados da GBTA, as viagens de um dia ou de uma noite diminuíram drasticamente, aumentando os transportes que incluem vários dias e várias noites para cobrir um conjunto de objectivos, entre os quais está também o lazer. Isto ocorre, por exemplo, com conferências, que normalmente são organizadas em locais onde podem ser praticadas actividades turísticas e de lazer.
O mercado das viagens corporativas já recuperou completamente da pandemia ou ainda há um caminho a percorrer?
O sector está a recuperar. Segundo um relatório da GBTA, estima-se que a recuperação total das viagens na Europa Ocidental seja em 2026. Na Consultia Business Travel estamos quatro anos à frente: quando o mercado está a 89% do volume de negócios face ao primeiro semestre de 2019, nós estamos em 173%.
Qual o volume de negócios da Consultia Business Travel em Portugal e como tem vindo a evoluir?
Somos uma empresa jovem em Portugal – iniciámos a nossa actividade em plena pandemia, em 2021. Dito isto, orgulhamo-nos da aceitação que estamos a ter no mercado português, onde o cliente valoriza muito a atenção personalizada e profissional, um aspecto básico da nossa solução Destinux e acrescentando um grau de digitalização que não estava disponível no mercado.
A nível corporativo, fechamos o primeiro semestre de 2023 com excelentes resultados. Neste período, atingimos um volume de negócios global de cerca de 14 milhões de euros, o que representa um crescimento próximo de 50% face ao primeiro semestre de 2022, quando facturámos cerca de 8 milhões. Em Portugal, concretamente, o crescimento, no mesmo período, foi de 100%, já que duplicámos o nosso volume de negócios, de 600 mil para 1,2 milhões de euros.
Texto de Daniel Almeida