Esta plataforma ensina a reciclar frascos de verniz e maquilhagem
Sabe o que fazer ao frasco do perfume que acabou? Ou ao desodorizante? Todas as dúvidas que os consumidores possam ter sobre reciclagem de produtos de cosmética são esclarecidas na mais recente plataforma da L’Oréal Portugal. A marca juntou-se à Sociedade Ponto Verde para desenvolver uma página online com informação sobre diferentes categorias de embalagens.
Os frascos com doseador em plástico, por exemplo, vão para o ecoponto amarelo, bem como os aerossóis em alumínio. Já os potes de cremes de rosto em vidro, mesmo que ainda tenham produto no seu interior, devem ser colocados no ecoponto verde. E a maquilhagem? Os tubos e potes em plástico vão para o ecoponto amarelo, de acordo com o projecto “Reciclar a Beleza”.
A L’Oréal adianta ainda que os estojos em cartão e folhetos em papel devem ter como destino o ecoponto azul, sendo recomendado que as caixas sejam espalmadas antes. Estas e outras informações sobre a correcta separação e reciclagem de produtos de higiene e beleza podem ser encontrados no site da marca.
«Na L’Oréal, consideramos que envolver os nossos clientes, fornecedores e consumidores no nosso processo de transformação faz parte da nossa responsabilidade. Por essa razão, criámos este projetco sobre Reciclagem em Beleza, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, oferecendo aos nossos consumidores uma plataforma educativa digital», explica Cátia Martins, CEO da L’Oréal Portugal.
Além de investir no desenvolvimento de novas embalagens e processos mais amigos do ambiente, a L’Oréal espera conseguir mostrar aos consumidores o que fazer com estes frascos e caixas quando já não precisarem deles. «Queremos inspirar os nossos consumidores a agirem connosco», acrescenta Cátia Martins em comunicado, referindo ainda que as matérias-primas estão a ficar cada vez mais escassas e que é «essencial reciclar embalagens tanto quanto possível para limitar a perda de material».
Já Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, sublinha como o novo projecto é um exemplo do trabalho realizado sentido de ajudar as marcas a promover mensagens de incentivo à reciclagem junto dos consumidores. É também um exemplo de «como todos aqueles que colocam embalagens no mercado – marcas, embaladores, fabricantes e designers – devem trabalhar para ajudar os consumidores a fazer a correcta separação das embalagens».
A plataforma “Reciclar em Beleza” também disponibiliza informação sobre os benefícios da separação de embalagens e, ainda, sobre a política de sustentabilidade no Grupo L’Oréal.