Esta é a origem do nome da Coca-Cola
Não há dúvida de que a Coca-Cola é uma das empresas mais conhecidas do mundo. De acordo com a própria marca, a bebida está presente em 200 países, com mais de 24 milhões de pontos de venda.
Uma empresa global que tem as origens em 1886, quando o Dr. John Stith Pemberton misturou vários ingredientes naturais para obter o seu sabor único. Entre eles estavam a planta da coca, a noz de cola e a água com gás. O gelo e a água gaseificada foram adicionados ao xarope e este foi comercializado ao preço de cinco cêntimos.
São precisamente dois destes ingredientes que dão o nome à marca. Por um lado, o primeiro termo provém, efetivamente, da folha de coca. Na altura, o seu extrato era misturado com vinho e era um tónico comum. Recorde-se que, nesta altura, vigorava a lei seca, pelo que estas misturas eram utilizadas para contornar, em certa medida, a proibição da venda de álcool.
Por outro lado, o segundo termo provém de um componente muito potente: a noz de cola. É originária da África Ocidental e é habitualmente mastigada nesta região devido ao seu carácter estimulante.
No século XIX, este alimento era frequentemente utilizado em tónicos como uma espécie de impulsionador de energia, e quando Pemberton inventou a sua mistura, o extrato de cola estava presente.
Embora o nome tenha permanecido o mesmo durante mais de um século, o facto é que a Coca-Cola de hoje já não contém noz de cola.
A sua receita completa continua a ser mantida em segredo, mas sabe-se que, em vez deste ingrediente original, são utilizadas imitações artificiais para obter o mesmo sabor.
Existe uma infinidade de receitas para fazer cola.