Está a nascer a Cidade Do Zero «com marcas que colocam a responsabilidade social e ambiental no centro da decisão»

No próximo fim-de-semana a Cidade do Zero estará de portas abertas, para a sua 3ª edição, no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa.

O evento, que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efectivamente sustentável e inclusiva, ensinando a sustentabilidade de uma forma lúdica, ocupa o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda reunindo um leque de 120 actividades distribuídas entre workshops, palestras e mesas redondas, oficinas de reparação (de calçado, roupa, pequenos electrodomésticos, bicicletas), showcookings e actividades para crianças. Nos dias 14 e 15 haverá ainda uma zona de mercado (com marcas nacionais de diversas áreas como moda, decoração, casa, criança, calçado e acessórios) e uma zona de restauração. Volta a existir, ainda, modelos alternativos de economia circular, incorporando uma zona de trocas (livros, roupa, plantas e bicicletas) e de vendas em segunda-mão.

A programação completa está disponível no site, em https://cidadedozero.pt/reservations, e a participação nas actividades é gratuita, sendo necessário fazer uma inscrição.

O evento está pensado para todas as idades estando preparado para pessoas com mobilidade reduzida e sendo animas de companhia bem-vindos em todos os espaços.

A organização da Cidade do Zero é da responsabilidade de Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projecto Do Zero, e João Barreiros, parceiro no Do Zero, e na Cidade do Zero.

Nesta 3ª edição, as palestras e mesas redondas vão decorrer em cinco espaços distintos, organizados por temas. No interior do Pavilhão, encontram-se os espaços Sala Grupo Ageas Portugal e o Palco Planta Livre. No exterior estarão a Sala Pingo Doce | Novo Verde, a Sala Goparity e a Sala The Loop.

AEG, Delta, Be@t, DECO, Floema, Goparity, Grupo Ageas Portugal, Pingo Doce, Planta Livre, Salsa Jeans e The Loop voltam a patrocinar o evento.  Bruga, Crédito Agrícola, Dechatlon, Instituto Superior de Agronomia, Novo Verde, Santo Infante e Zero Waste Lab, juntam-se este ano à Cidade do Zero, apoiando o encontro e juntando-se às 136 marcas que integram ‘a cidade mais sustentável e mais inclusiva do país’.

A semelhança da edição anterior o design de todo o espaço é da responsabilidade do arquitecto Manuel Cruchinho, sócio fundador da MCA – Manuel Cruchinho Arquitectos. A madeira é cedida pela Companhia das Madeiras, que, em parceria com a Civifran, é responsável por toda a montagem. A sinalética do evento será reutilizada de edições anteriores, assinada pelo Common Ground Studio.

Catarina Barreiros sublinha que o evento é de entrada livre e que haverá shuttles a transportar os visitantes a partir das duas entradas no Instituto Superior de Agronomia. Além disso haverá bicicletas para os visitantes se deslocarem entre as entradas e o Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda. A Cidade do Zero funciona entre as 10h000 e as 19h30.

Acompanhe a conversa com Catarina Barreiros sobre tudo aquilo que pode encontrar na Cidade Do Zero.

Artigos relacionados